O Google tem uma vaga aberta para gerente de desenvolvimento de parcerias com veículos de imprensa no Brasil, segundo publicação da empresa no LinkedIn.
Até a manhã desta quarta-feira, a vaga (aberta há duas semanas) tinha 478
candidaturas.
DESCRIÇÃO DA VAGA. Segundo descrição em inglês, a área de Global Partnerships "é responsável por explorar novas oportunidades junto a parceiros do Google", trabalhando em conjunto com a área de produtos.
E DAÍ? Essa parece ser uma movimentação para estreitar os já existentes laços com a imprensa brasileira, para a qual a plataforma já concedeu diversos financiamentos de projetos, trenamentos e programas de mentoria nos últimos anos.
[Disclaimer: o Núcleo já recebeu dois grants do Google/YouTube. A empresa não possui participação nem tem qualquer interferência no Núcleo. Mais detalhes neste link sobre porque aceitamos essa grana.]

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CONTEXTO DO PL 2630. O Google tem feito lobby pesado contra o texto atual do PL 2630, o chamado PL das Fake News, e chegou até a contratar o ex-presidente Michel Temer para fazer interlocução junto a parlamentares.
A empresa tem várias considerações contrárias ao texto do PL, mas uma das resistências é só uma potencial exigência para remunerar veículos jornalísticos.
No Canadá, após o parlamento ter aprovado uma lei que força plataformas digitais a remunerarem veículos de jornalismo, o Google anunciou (junto à Meta) que bloqueará links noticiosos.

O projeto é comumente chamado de PL das Fake News, embora algumas pessoas não gostem do termo por não mais ter combate à desinformação como ponto principal.
Na Câmara, o projeto tem a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
>> Acompanhe o PL neste link.
>> Cobertura de regulação do Núcleo.
META TABMÉM CONTRATA. Já a Meta, que demitiu boa parte de sua equipe de relacionamento e parcerias com a imprensa, tem uma vaga aberta para outra área, de políticas para WhatsApp e mensageria.
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