Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG), atuando enquanto relator, lançou um parecer favorável ao projeto de lei 3046/2022 , de autoria do colega de partido Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para a Comissão de Comunicação da Câmara.

O PL atribui ao Congresso a palavra final sobre a exclusão ou bloqueio de perfil de parlamentares das redes sociais, bem como de contas em serviços de mensagens.

O PL 3046/2022 foi encontrado pela equipe do Núcleo via alerta do Legislatech.

COMO É HOJE? Em sua atual versão, a exclusão de postagem ou perfil das redes sociais depende de decisão judicial.

O próprio Nikolas já teve suas redes bloqueadas em algumas ocasiões devido à pedidos do judiciário em razão de propagação de fake news durante a eleição e na esteira do 8.jan.

Nikolas Ferreira afronta TSE em direito de resposta ao PT
Em seguida de post com direito de resposta, deputado bolsonarista publicou 100 vezes foto antiga de Alexandre de Moraes com orelhas de Mickey

ANÁLISE. Em seu parecer do texto, Nikolas explica que o projeto planeja altera o Marco Civil da Internet ao sugerir que a conceituação de que membros de todas as instâncias do legislativo e do executivo devem ter direito à inviolabilidade de opinião em redes com mais de 10 milhões de usuários.

O parlamentar mineiro diz que o projeto acerta ao estipular que qualquer exclusão, cancelamentos bloqueios os suspensões de conta são de caráter excepcional e que decisões judiciais devem ser tomadas pela maioria absoluta da corte. Após isso a sentença tem que ser remetida ao Congresso para decisão final.

Veja o texto na íntegra

Reportagem Leonardo Coelho
Edição Alexandre Orrico

selo do legislatech

LegislatechcongressoPLs
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.