Usuários da União Europeia no Instagram e Facebook poderão usar um feed cronológico para Reels, Stories e busca, sem conteúdo influenciado pelos algoritmos de recomendação da Meta.
Nick Clegg, presidente global da Meta, anunciou a novidade em um post no blog da empresa nesta terça-feira (22.ago).
Desde mar.22, os usuários do Instagram têm a opção de visualizar seus feeds de forma cronológica. Essa funcionalidade foi estendida ao Facebook em julho, poucos meses depois. Ambas as alterações estão disponíveis para usuários em todo o mundo.
O QUE MAIS. Conforme o post no blog, mais de mil funcionários da Meta estão dedicados a assegurar a conformidade da empresa com as novas regulamentações da UE.
Esses esforços abrangem:
- O lançamento de uma extensa biblioteca de anúncios pela Meta, visando maior transparência;
- Detalhes sobre algoritmos de recomendação e restrições à segmentação de anúncios para adolescentes;
- O compromisso da empresa em simplificar denúncias de conteúdo ilegal e fornecer mais informações sobre decisões de moderação aos usuários da UE.
ENTENDA. As mudanças visam o cumprimento da Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) da UE, nova regulamentação que impactará a moderação de conteúdo nas plataformas de tecnologia.
Conforme a legislação, plataformas online de grande porte devem possibilitar que os usuários optem por não receber recomendações personalizadas baseadas em seus comportamentos.
A Meta, classificada nesse grupo, precisa estar em conformidade com o DSA até o fim deste mês, assim como outras 18 empresas abrangidas pela norma.

Via The Verge (em inglês)