InternetLab lança projeto para estudar efeitos do DSA no mundo

O instituto questiona como as tradições regulatórias desses países assimilam e adaptam os princípios e métodos do processo europeu para suas próprias realidades.

Nesta quarta-feira (23.ago), o InternetLab, um centro de pesquisas, anunciou o projeto “Devorando o DSA — Regulação de plataformas entre o Norte e o Sul”.

Começando com entrevistas de especialistas de fora da Europa e EUA, o InternetLab visa entender melhor a lei europeia, especialmente em relação à regulação de plataformas e redes sociais, com foco nos direitos humanos.

O projeto pretende compreender o impacto global da legislação da União Europeia, conhecida como Digital Services Act (DSA) ou Lei de Serviços Digitais, aprovada pelo Parlamento Europeu em 2022.

  • SOBRE A LEI: O DSA engloba empresas intermediárias e plataformas, abrangendo setores como varejo online, redes sociais, distribuição de conteúdo, lojas de aplicativos, viagem e hospedagem.

LATAM. Além de compreender o impacto global, o InternetLab concentra-se em entender como tradições regulatórias nacionais assimilam e adaptam os princípios europeus à sua realidade. Isso inclui países específicos, como o Brasil, onde o processo legislativo para essas tecnologias e corporações está em andamento.

Como a Europa deve inspirar o futuro das redes no Brasil
Digital Services Act representa uma mudança de paradigmas sobre regulação de plataformas e pode ser referência principal para as bases regulatórias no país

Via InternetLab

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!