O Projeto de Lei 331/21, que determina a obrigatoriedade da filmagem, gravação e transmissão ao vivo via redes sociais de sessões públicas de licitações, voltou a tramitar após meses parado.
De autoria do ex-deputado e ator Alexandre Frota, o texto recebeu um apenso no último dia 5.set, o PL- 4198/2023, que tinha uma proposta semelhante.
fonte: Câmara dos Deputados
DETALHES. O projeto sugere ainda que a disponibilização de links se origine a partir do portal do órgão responsável pela licitação, quando esta ocorrer online. O projeto engloba as esferas Federal, Estadual e Municipal.
Ainda segundo o texto o eventual descumprimento da lei acarretará em infrações previstas na Lei das Licitações (Lei 8666/93).
“O princípio da publicidade possui status constitucional, É certo que a licitação em si é um processo público, no entanto, sua transparência deve ser cada dia maior, portanto a necessidade de adequação da Lei de Licitações é urgente, de vez que a sociedade já está acostumada as redes de internet”, disse Frota em sua justificativa.
Veja PL331/2021 no site da Câmara