A Meta está desenvolvendo um modelo de linguagem acessível de inteligência artificial para competir com o GPT-4, o mais recente modelo lançado pela OpenAI, startup financiada pela Microsoft.
Em jul.23, a Meta lançou seu modelo de inteligência artificial de código aberto, LLaMa2, em parceria com a Microsoft, assim como geradores de imagem e escrita de código por IA.
ENTENDA. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, essa aplicação visaria criar textos complexos, análises e saídas úteis para empresas. No momento, a empresa estaria atualmente investindo na infraestrutura, adquirindo chips e construindo centros de processamento de dados para treinar o modelo de IA, com início previsto em 2024.
DIREITO AUTORAL. As aplicações de IA da Meta têm sido de código aberto, o que oferece vantagens, mas também pode acarretar riscos relacionados ao uso de informações protegidas por direitos autorais para o treinamento do modelo.
Recentemente, a OpenAI enfrentou uma ação coletiva nos Estados Unidos alegando que a empresa violou a privacidade de milhões de usuários ao utilizar dados de redes sociais para treinar os modelos GPT.
Via Wall Street Journal (em inglês)