Na semana passada, a Meta lançou uma nova função de busca de texto no Threads, uma das cópias do antigo Twitter, atualmente conhecido como X. Logo após o lançamento, usuários começaram a notar o bloqueio de termos como “vacinas” e “nudez” na busca.

ENTENDA. Embora o Threads tenha ganhado muitos usuários em seus primeiros dias, o engajamento despencou nas semanas seguintes. A Meta tem lançado diversas ferramentas e recursos na plataforma desde então, e a busca de texto foi a mais recente.

Os usuários que tentaram pesquisar termos como “covid” e “longa covid” se depararam apenas com um redirecionamento para o site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, entidade semelhante ao Ministério da Saúde.

  • Além disso, outras palavras, como “sexo,” “nudez,” “gore,” “pornografia,” “coronavírus,” “vacinas” e “vacinação,” também estão sendo bloqueadas na busca.

OK, POR QUÊ? A Meta admitiu que está bloqueando deliberadamente esses termos de busca, mas não divulgou uma lista completa das palavras bloqueadas.

A ação pode ser vista como uma tentativa da Meta de evitar controvérsias no Threads, que não visa competir com o Twitter em relação a notícias e informações em tempo real.

FUNCIONA? Ao Washington Post, que inicialmente reportou a informação, especialistas em saúde pública criticaram essa decisão, argumentando que o bloqueio de buscas relacionadas ao coronavírus prejudica a disseminação de informações cruciais.

Zuckerberg sonha com 1 bilhão de usuários no Threads
Apesar de rápido crescimento inicial, o Threads enfrenta baixas expectativas em relação à retenção de usuários

Via Washington Post (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
MetaThreads
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.