Meta lança o LLaMa2, modelo de IA em parceria com a Microsoft

A licença do modelo de código aberto ressalta ser proibido usar o modelo para violação de leis locais, incitação à violência, desinformação e práticas enganosas

A Meta finalmente anunciou o lançamento do seu modelo de inteligência artificial de código aberto, LLaMa2.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Microsoft, investidora na OpenAI, que criou os modelos GPT e alimentam produtos como DALLE-2 e ChatGPT.

Meta e Microsoft são parceiras desde 2017 no setor de inteligência artificial e outros ramos mais alternativos, incluindo a realidade virtual.

MODELO. Por enquanto, o modelo de código aberto será aberto e gratuito para fins de pesquisa e uso comercial. Em um post na comunidade do blog, a Meta afirma que manter o modelo aberto proporciona transparência e maior segurança para a tecnologia.

“Abrir o acesso aos modelos de IA atuais significa que uma geração de desenvolvedores e pesquisadores pode testá-los, identificando e resolvendo problemas rapidamente, como uma comunidade. Ao ver como essas ferramentas são usadas por outras pessoas, nossas próprias equipes podem aprender com elas, melhorar essas ferramentas e corrigir vulnerabilidades.”, escreveu a Meta.

Na semana passada, a informação sobre o lançamento foi vazada ao jornal Financial Times, que afirmou haver planos na Meta para explorar a possibilidade de cobrar clientes empresariais pela capacidade de ajustar o modelo às suas necessidades usando seus próprios dados proprietários.

No texto de lançamento, a Meta destaca que a IA trouxe avanços significativos para a sociedade, mas reconhece os riscos envolvidos e por isso, implementou medidas de segurança no modelo para mitigar esses riscos.

A empresa também anunciou um novo programa para pesquisadores acadêmicos aprenderem a desenvolver de forma responsável e compartilharem ideias importantes.

ACESSO. Para baixar o modelo, você precisará preencher um formulário simples neste site da Meta IA.

O texto ressaltar ser proibido usar o modelo para violação de leis locais, incitação à violência, desinformação, práticas enganosas e “outros usos prejudiciais”.

Pontos interessantes no licenciamento da Meta

  • A licença do Llama 2 estabelece claramente os direitos de propriedade intelectual relacionados ao modelo. Os usuários têm permissão para criar trabalhos derivados, mantendo a propriedade dessas criações.
  • A Meta detém os direitos sobre os materiais originais do Llama 2.
  • Em caso de uso comercial com mais de 700 milhões de usuários ativos por mês, os usuários devem solicitar uma licença à Meta. A decisão de conceder a licença é feita a critério da plataforma.

Via Meta Newsroom (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!