Para não precisar lidar com as regulamentações da União Europeia sobre empresas de tecnologia, a Meta optou por lançar uma versão paga que permite o uso do Facebook e Instagram sem anúncios na região, além de interromper a exibição de anúncios para menores de 18 anos.
ENTENDA. A partir de nov.23, a Meta cobrará €9,99/mês
na web e €12,99/mês
em dispositivos móveis, mantendo as versões gratuitas dos aplicativos com anúncios.
Inicialmente, a assinatura se aplica a todos os perfis associados a um único usuário, com cobranças adicionais entrando em vigor a partir de março do próximo ano.
Um porta-voz da empresa informou ao Wall Street Journal que a interrupção da publicidade para os usuários menores de 18 anos começará em 6.nov.
POR QUÊ? Em jul.23, o Tribunal de Justiça da UE determinou que as plataformas devem oferecer um serviço alternativo por uma taxa apropriada.
O bloco também possui regulamentações rigorosas para o tratamento de dados de menores de idade, o que possivelmente contribuiu para a decisão da Meta.
NO PASSADO. Devido a incertezas relacionadas à conformidade do Threads, concorrente do Twitter/X, com a Lei de Mercados Digitais (DSA, na sigla original), que proíbe grandes empresas de tecnologia de compartilhar dados entre serviços, a Meta optou por não lançar o aplicativo na região.
A empresa está inclusive bloqueando o acesso ao Threads por meio de VPN para residentes da UE.
Via Wall Street Journal (em inglês)