A Amazon está desenvolvendo um novo modelo de linguagem, denominado Olympus, para competir com outros sistemas avançados de inteligência artificial e oferecer produtos mais acessíveis a usuários.
As informações são do site The Information.
ENTENDA. O objetivo seria potencializar a inteligência artificial tanto na plataforma de e-commerce da Amazon, atuando como um assistente de compras, quanto na Alexa, sua assistente de voz. Desde setembro, ambos integram pequenas funcionalidades de IA.
De acordo com o site, o Olympus teria 2 trilhões de parâmetros, o dobro dos parâmetros do GPT-4 da OpenAI (o modelo do ChatGPT), e capacidade de gerar imagens realistas. Também é maior do que o PaLM2, que move o chatbot Bard, do Google.
Um modelo desta escala tem o potencial captar e representar nuances da linguagem humana, podendo ajustar diversas variáveis ao longo do treinamento para se aproximar de uma compreensão real do idioma.
INVESTIMENTOS. Assim como todas as empresas de tecnologia no último ano, a Amazon está investindo bastante em inteligência artificial, mas, por enquanto, continua focada em produtos mais empresariais e não necessariamente acessíveis ao público.
Recentemente, a Amazon investiu US$4 bilhões
na startup de IA Anthropic. Com o acordo, os desenvolvedores e engenheiros da Amazon poderão criar com modelos da Anthropic para incorporar recursos de IA generativa em seu trabalho, aprimorar aplicativos existentes e criar novas experiências de cliente em todos os negócios da Amazon.
Via The Information e Business Insider (ambos em inglês)