Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Amazon está desenvolvendo um novo modelo de linguagem, denominado Olympus, para competir com outros sistemas avançados de inteligência artificial e oferecer produtos mais acessíveis a usuários.

As informações são do site The Information.

ENTENDA. O objetivo seria potencializar a inteligência artificial tanto na plataforma de e-commerce da Amazon, atuando como um assistente de compras, quanto na Alexa, sua assistente de voz. Desde setembro, ambos integram pequenas funcionalidades de IA.

De acordo com o site, o Olympus teria 2 trilhões de parâmetros, o dobro dos parâmetros do GPT-4 da OpenAI (o modelo do ChatGPT), e capacidade de gerar imagens realistas. Também é maior do que o PaLM2, que move o chatbot Bard, do Google.

Um modelo desta escala tem o potencial captar e representar nuances da linguagem humana, podendo ajustar diversas variáveis ao longo do treinamento para se aproximar de uma compreensão real do idioma.

Google, OpenAI, Microsoft e Antrophic criam grupo para acompanhar regulação de IA
Semana passada, Google, Microsoft e OpenAI estiveram na Casa Branca para discutir o desenvolvimento de IA de forma responsável.

INVESTIMENTOS. Assim como todas as empresas de tecnologia no último ano, a Amazon está investindo bastante em inteligência artificial, mas, por enquanto, continua focada em produtos mais empresariais e não necessariamente acessíveis ao público.

Recentemente, a Amazon investiu US$4 bilhões na startup de IA Anthropic. Com o acordo, os desenvolvedores e engenheiros da Amazon poderão criar com modelos da Anthropic para incorporar recursos de IA generativa em seu trabalho, aprimorar aplicativos existentes e criar novas experiências de cliente em todos os negócios da Amazon.

Amazon investe US$4 bi na Anthropic, startup de IA
Pelo acordo, os desenvolvedores e engenheiros da Amazon poderão utilizar os modelos da Anthropic para integrar recursos de IA generativa em seus projetos, melhorar aplicativos já existentes e criar novas experiências de cliente em todos os setores da empresa.

Via The Information e Business Insider (ambos em inglês)

AmazonAnthropicOpenAIGoogle
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.