Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Amazon Web Services (AWS) anunciou recentemente melhorias significativas em seu tradutor automático graças à inteligência artificial generativa, e agora cobre 100 idiomas. A empresa divulgou as atualizações em um post no blog da comunidade no último domingo (26.nov).

ENTENDA. O novo modelo implementado no Amazon Transcribe foi treinado com um algoritmo capaz de reconhecer padrões universais de fala em diversas línguas e sotaques. A base de treinamento incluiu milhões de horas de dados de áudio não rotulados, abrangendo mais de 100 idiomas.

O tradutor agora alcança uma precisão que varia entre 20% e 50% em diversos idiomas, diz a nota. A empresa ressaltou ainda que os dados foram otimizados para garantir elevados níveis de precisão, mesmo em idiomas tradicionalmente sub-representados.

MELHORIAS. O produto agora oferece recursos como pontuação automática, vocabulário personalizado, identificação automática de idioma e filtros de vocabulário personalizados. O Amazon Transcribe também pode reconhecer a fala em diferentes formatos de áudio e vídeo, inclusive em ambientes barulhentos.

OUTRAS EMPRESAS. Em agosto, a Meta lançou um modelo de código aberto capaz de traduzir e transcrever aproximadamente 100 idiomas por meio de texto e fala. Desde setembro, o Spotify tem usado IA para traduzir podcasts.

Via The Verge (em inglês)

AmazonInteligência Artifical
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.