OpenAI retruca Musk com e-mails antigos

Mensagens de Musk contrariam argumentos que ele usa, hoje, no processo que move contra a OpenAI.

A OpenAI resolveu contra-atacar Elon Musk depois de o bilionário processar a empresa que ajudou a fundar.

O QUE HOUVE? No blog da OpenAI, em um post assinado por seis (!) pessoas — incluindo o CEO, Sam Altman —, e-mails de Musk foram desenterrados para evidenciar contradições nos argumentos dele.

Entre as revelações, chama a atenção a de que Musk pressionou os sócios para fundir a OpenAI com a Tesla e para que ele exercesse controle absoluto sobre a OpenAI, presidindo o conselho e atuando como CEO.

Musk chegou a cortar o dinheiro que mantinha a operação naquele momento, no final de 2017. Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, bancou salários e operações.

ARGUMENTOS. No post, a OpenAI afirma que Musk:

  • Sabia e concordava que o desenvolvimento de inteligência artificial consumiria muita grana;
  • Que uma subsidiária com fins lucrativos seria necessária para capitalizar a investida; e
  • Que o “open” de OpenAI não significava que os modelos deveria ter o código aberto, mas sim que todos deveriam se beneficiar dos frutos da IA.

As afirmações, com e-mails de Musk comprovando-as, contrariam os argumentos que embasam o processo que Musk está movendo contra a OpenAI.

CLIMÃO. O post veio recheado com quatro e-mails que datam entre 2015, na época da fundação da OpenAI, e dez.2018, quase um ano após Musk desligar-se da empresa.

No final do texto, Altman e companhia dizem que:

Estamos tristes por ter chegado a isso com alguém que admiramos profundamente — alguém que nos inspirou a mirar mais alto, depois nos disse que falharíamos, iniciou um concorrente e depois nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em na missão da OpenAI sem ele.

Ai…

Via OpenAI (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!