PF tem 10 inquéritos sigilosos sobre nazismo online no Brasil

Em 2023, os inquéritos policiais pela PF para investigar apologia ao nazismo em redes sociais cresceram quase 4x em relação a 2022.

A Polícia Federal (PF) tem 10 inquéritos sigilosos abertos para investigar casos de apologia ao nazismo em redes e plataformas no Brasil.

A informação foi obtida por meio de um recurso em resposta a uma solicitação feita pelo Núcleo com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), na qual pedimos o número de inquéritos abertos. Inicialmente, a PF havia automaticamente ocultado o número de processos em sigilo.

Em 2023, o número de inquéritos policiais abertos pela PF para investigar crimes de apologia ao nazismo em redes sociais cresceu em quase 4x em comparação ao ano anterior, como mostrou uma reportagem do Núcleo.

Foram 129 processos abertos no ano passado, em comparação com 34 em 2022, um recorde histórico.

Inquéritos da PF sobre nazismo online bateram recorde em 2023
Foram abertos 129 processos apenas no ano passado; maior concentração de inquéritos abertos está nas regiões Sul e Sudeste
Texto Sofia Schurig
Arte Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!