A Rússia clonou a Wikipédia, editou as partes que falam mal do governo de Vladimir Putin e baniu a versão original.
COMO ASSIM? A Wikipédia é conhecida na Rússia como Ruwiki. A versão chapa-branca do Putin foi batizada de Ruviki, mas tem “ruwiki” no endereço web.
Verbetes que tratam de “agentes estrangeiros” foram modificados para se adequarem às leis russa.
A 404 Media destaca que a designação é dada pelo governo russo a pessoas e entidades contrárias a seus interesses e apoiada por nações estrangeiras.
Entre os verbetes alterados estão os de desafetos de Putin, como o líder opositor Alexei Navalny, morto em fev.2024, e a jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006 e que ficou conhecida pela cobertura crítica da invasão da Chechênia.
O verbete “Invasão russa da Ucrânia” virou, na Ruviki, “Ações militares na Ucrânia (2022)”, e começa justificando as ações russa para “garantir a segurança” do país e “desmilitarizar a Ucrânia”.
E A WIKIPÉDIA? O projeto foi encabeçado por Vladimir Medeyko, que presidia o braço russo da fundação desde os anos 2000.
O anúncio da clonagem da Wikipédia foi feito em jun.2023. Na época, Medeyko afirmou que a Wikipédia tinha problemas de confiabilidade e neutralidade.
O braço russo da Wikipédia foi dissolvido no final de 2023, por pressões relacionadas à guerra na Ucrânia.
CEREJA DO BOLO. O verbete da Ruviki que trata de 1984 omite o Ministério da Verdade, órgão estatal da distopia de Orwell responsável por ditar a “verdade” no país.
Via 404 Media (em inglês).