Nikolas Ferreira vai relatar projeto de lei que regula redes sociais em comissão da Câmara

Na Comissão de Educação da Câmara, deputado ultra-bolsonarista será o responsável por uma das alternativas ao finado PL das Fake News

O deputado federal e influenciador ultra-bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) foi apontado como relator de um projeto de lei de regulação de plataformas digitais na Comissão de Educação da Câmara, presidida por ele mesmo.

Esse é o primeiro passo de tramitação do PL 2120 em comissões na Casa.

O PL. Apresentado no ano passado pelo deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE), o 2120 busca instituir um marco legal de plataformas digitais, e inicialmente teve como relatora na comissão a deputada Cristiane Lopes (UNIÃO-RO), que deixou o colegiado em fev.2024.

Leia na íntegra aqui.

ALTERNATIVA. O 2120 é uma das alternativas ao projeto de lei 2630, o chamado PL das Fake News, que chegou a ganhar força em alguns momentos em 2023, especialmente após ataques em escolas e negociações entre parlamentares, mas foi basicamente inviabilizado neste ano após forte lobby da oposição após os chamados Twitter Files Brasil.

Congresso e governo deixaram regulação de redes para o Judiciário
Fracasso em chegar a um acordo sobre regulação de plataformas entregou de vez aos tribunais a capacidade de regular conteúdo online em 2024
Por Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!