O Estado Islâmico (ISIS) voltou a espalhar desinformação em redes como Facebook, YouTube e X/Twitter.
Um relatório do Institute for Strategic Dialogue (ISD), publicado em 18.jun, revela que o ISIS criou o canal 'War and Media' para disseminar propaganda de apologia ao terrorismo, com o uso indevido de logomarcas da CNN e Al Jazeera.
Este canal passou despercebido em duas páginas no Facebook, dois perfis no X e dois canais no YouTube. As páginas do Facebook, criadas em fevereiro, tinham 1,6 mil seguidores até abril, e produziram conteúdo em inglês e árabe usando inteligência artificial para remodelar e fabricar os vídeos.
Os vídeos falam sobre a expansão do ISIS na África e Síria, e um deles, veiculado pelo 'War and Media', disseminou a desinformação de que o massacre em Crocus, Rússia, foi realizado por ucranianos, quando, na verdade, o ISIS assumiu a autoria. Esses vídeos tiveram 9,4 mil visualizações e 3,2 mil compartilhamentos no Facebook, sendo também baixados e compartilhados por seguidores.
O ISD aponta que apoiadores do ISIS no Facebook tentam “repaginar” conteúdo terrorista com logos de marcas conhecidas há cinco anos, contornando a moderação automática.
Em 2019, usaram marcas como Netflix e Amazon Studios em resposta ao filme 'Mosul'. Em 2020, perfis tentaram se infiltrar no movimento Black Lives Matter, incitando uma guerra racial, e em 2022, uma campanha no X imitou modelos de conteúdo adulto no OnlyFans para espalhar propaganda pró-ISIS.