Estado Islâmico usa IA para espalhar desinformação

ISIS usou inteligência artificial para imitar conteúdos da CNN e Al Jazeera nas redes sociais, aponta relatório do Institute for Strategic Dialogue.

O Estado Islâmico (ISIS) voltou a espalhar desinformação em redes como Facebook, YouTube e X/Twitter.

Um relatório do Institute for Strategic Dialogue (ISD), publicado em 18.jun, revela que o ISIS criou o canal 'War and Media' para disseminar propaganda de apologia ao terrorismo, com o uso indevido de logomarcas da CNN e Al Jazeera.

Este canal passou despercebido em duas páginas no Facebook, dois perfis no X e dois canais no YouTube. As páginas do Facebook, criadas em fevereiro, tinham 1,6 mil seguidores até abril, e produziram conteúdo em inglês e árabe usando inteligência artificial para remodelar e fabricar os vídeos.

Os vídeos falam sobre a expansão do ISIS na África e Síria, e um deles, veiculado pelo 'War and Media', disseminou a desinformação de que o massacre em Crocus, Rússia, foi realizado por ucranianos, quando, na verdade, o ISIS assumiu a autoria. Esses vídeos tiveram 9,4 mil visualizações e 3,2 mil compartilhamentos no Facebook, sendo também baixados e compartilhados por seguidores.

Figure 2: Screenshot of the ”CNN 24” YouTube Channel set up by the ’War and Media’ page and the fake newscast created by the group in order to spread IS talking points following the Crocus City Hall attack.  The channel was taken down by the network.  
Vídeo no YouTube de propaganda pró-ISIS identificado pelo ISD.

O ISD aponta que apoiadores do ISIS no Facebook tentam “repaginar” conteúdo terrorista com logos de marcas conhecidas há cinco anos, contornando a moderação automática.

Em 2019, usaram marcas como Netflix e Amazon Studios em resposta ao filme 'Mosul'. Em 2020, perfis tentaram se infiltrar no movimento Black Lives Matter, incitando uma guerra racial, e em 2022, uma campanha no X imitou modelos de conteúdo adulto no OnlyFans para espalhar propaganda pró-ISIS.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!