Projeto de lei propõe uso de IA para verificação de idade nas redes

Projeto de lei propõe alterar artigo do Marco Civil da Internet e indica que plataformas deveriam usar reconhecimento facial para verificar a idade de novos usuários.

Foi protocolado nesta quarta-feira (4.set.24) um projeto de lei que propõe uma alteração no Marco Civil da Internet (MCI), demandando que redes sociais e plataformas utilizem reconhecimento facial para verificar a idade de novos usuários cadastrados.

O PL 3.435/24, de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republic/TO), tem como justificativa "prevenir atividades ilícitas e proteger a segurança dos cidadãos no ambiente digital".

Para o parlamentar, "a própria adoção desse tipo de tecnologia tende a dissuadir a consecução de condutas ilícitas, dado o maior risco envolvido no cometimento de crimes sob essa vigilância." O Núcleo não encontrou análises ou pesquisas que comprovem a afirmação de que o uso de reconhecimento facial reduz a incidência de crimes.

A proposição busca alterar justamente o artigo do MCI que exige que empresas mantenham registros de acesso por até 6 meses. No entanto, a maioria das empresas que produzem tecnologias de reconhecimento facial para verificação de idade, como a Yoti, usada pelo Instagram desde 2022, afirma em suas políticas que os dados dos usuários não são armazenados por questões de privacidade e segurança.

Instagram expande verificação de idade para novos países
Processo de verificação começou nos Estados Unidos em jun.2022 e no Brasil, em outubro
Reconhecimento facial de crianças em estádios viola LGPD e ECA, diz relatório
Atualmente, cerca de 20 estádios utilizam biometria facial para entrada em eventos ou compra de ingressos, incluindo crianças de colo, segundo pesquisa do grupo Panóptico
Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!