Um geralzão sobre a novela da OpenAI que culminou na demissão do CEO Sam Altman

Em um final de semana digno de “Succession”, a OpenAI perdeu seu CEO e maior expoente da inteligência artificial para a Microsoft
Um geralzão sobre a novela da OpenAI que culminou na demissão do CEO Sam Altman
Arte Sérgio Spagnuolo/Núcleo
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!
ℹ️
RESUMO
* CEO Sam Altman, um dos principais nomes do novo momento de inteligência artificial, foi demitido da OpenAI na sexta-feira (17.nov), sem muita explicação

* No fim de semana, houve conversas (sem sucesso) para que ele voltasse ao cargo

* Microsoft anunciou nesta segunda-feira (20.nov) a contratação de Altman e do ex-presidente da OpenAI, Greg Brockman

* Altman foi recontratado como CEO da OpenAI 5 dias depois

O fim de semana pareceu um episódio de Succession na OpenAI, a startup de inteligência artificial mais quente do momento, criadora do ChatGPT.

ATUALIZAÇÃO (22.nov.2023): Altman foi recontratado como CEO da OpenAI.

CEO OpenAI é recontratado 5 dias após ter sido demitido
Mais um novo desdobramento do novelão envolvendo o executivo Sam Altman e o Conselho de Administração de uma das mais notórias organizações de inteligência artificial

O QUE HOUVE? Na sexta (17.nov), o Conselho de Administração da entidade controladora da OpenAI demitiu Sam Altman, o carismático CEO da empresa.

ℹ️
A empresa OpenAI é dividida entre a controladora (uma entidade sem fins lucrativos) e uma empresa subsidiária responsável pelos produtos.

>> Saiba mais sobre a estrutura aqui.

Altman era uma das principais vozes de inteligência artificial do mundo atualmente, liderando e investindo em diversas iniciativas e fazendo articulações com autoridades em busca de regulação específica para o setor.

A demissão chocou a indústria.

Na véspera, Sam participou de eventos públicos representando a OpenAI e até a manhã da sexta trabalhou normalmente. Dia 6.nov.2023, cerca de duas semanas antes, esteve à frente de diversos novos lançamentos de produtos da organização.

No comunicado da decisão, o conselho justificou a demissão dizendo que:

[…] concluiu que ele [Altman] não estava sendo consistentemente sincero em sua comunicação com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades. O conselho não tem mais confiança em sua capacidade de continuar liderando o OpenAI.

Quanto mistério 😶‍🌫️

Mira Murati, até então diretora de tecnologia, assumiu interinamente como CEO.

QUEM MANDA. O conselho da OpenAI era formado por seis membros, três internos e três de fora. O comunicado foi assinado por quatro:

  • Ilya Sutskever, co-fundador e cientista chefe da OpenAI;
  • Adam D’Angelo, CEO do Quora;
  • Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia; e
  • Helen Toner, do Centro para Segurança e Tecnologias Emergentes da Universidade de Georgetown.

Os outros dois membros eram Altman e Greg Brockman, até então presidente da OpenAI (NOTA DO EDITOR: presidente e CEO podem ser cargos diferentes). Brockman se demitiu imediatamente em solidariedade a Altman.

Mas alguns conselheiros, aparentemente, estão pensando duas vezes no que aconteceu. Sutskever (que efetivamente ligou para Altima para comunicar a demissão) disse nesta segunda-feira (20.nov) via X/Twitter ter se "arrependido profundamente" em ter participado as ações do conselho.

No fim de semana, surgiram especulações (ainda não comprovadas) que o complô contra Altman tenha sido liderado pelo próprio Sutskever, que também é um dos co-fundadores da OpenAI e atual cientista-chefe da startup.

REBELIÃO. Além da repercussão externa, a demissão causou um grande rebuliço também dentro da OpenAI: basicamente todos os funcionários da OpenAI (cerca de 700) pediram para que o conselho renunciasse e ameaçaram sair da empresa, conforme noticiado pela jornalista de tecnologia Kara Swisher e pela revista Wired.

A carta é assinada, inclusive, pela então CEO interna Mira Murati e por Sutskever.

Muitos funcionários também se manifestaram via X (antigo Twitter).

MOTIVAÇÕES. Até o momento, ainda não se sabe exatamente o que motivou o conselho a tomar uma decisão tão drástica.

Nos bastidores, publicações norte-americanas apuraram que o perfil mais empreendedor de Altman (ele investe em outras organizações) estava conflitando com a missão da OpenAI de criar IAs para o benefício da humanidade.

Altman, supostamente, estaria negociando investimento com fundos soberanos do Oriente Médio para criar outra startup, de hardware para IA, o que desagradou o conselho.

Além disso, o conselho, composto por seis membros da indústria e da academia – alguns com laços com o movimento de altruísmo eficaz (notadamente McCauley e Toner) – estaria achando o ritmo da OpenAI e de Altman muito forte.

ℹ️
Altruísmo eficaz é um movimento que defende conhecimento e razão na busca de benefícios para a sociedade. No setor de inteligência artificial, o movimento tem pressionado por mais pesquisas sobre segurança e levantando questões sobre potenciais catástrofes geradas pelo avanço acelerado de novos modelos de IA.

PEGOU MAL. Mesmo gente próxima foi pega desprevenida pela demissão de Altman.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, que investiu ~US$ 13 bilhões na OpenAI e detém ~49% do braço comercial (com intuito de lucro) da startup, teria ficado “furioso” com a notícia e por não ter sido avisado de antemão – segundo o site Axios, a empresa foi informada apenas 1 minuto antes da nota pública.

RETORNO. Por pressão de Nadella e de outros investidores, uma espécie de “contragolpe” foi tentado ao longo do fim de semana.

Altman e o conselho tentaram chegar a um denominador comum, sem sucesso. O executivo exigiu que todo o conselho renunciasse para que ele retornasse. O conselho não cedeu.

Dois prazos dados ao conselho para tomar uma decisão, às 17h de sábado e de domingo, estouraram sem que um acordo tivesse sido costurado.

Ajude o Núcleo a fazer reportagens importantes de contexto. Custa apenas R$10.

FIM? Entre a noite de domingo e segunda-feira (20.nov), Nadella fez (mais) um anúncio bombástico. O CEO da Microsoft afirmou que a empresa continua comprometida com a OpenAI, e que Altman, Brockman e “colegas” da OpenAI foram contratados pela Microsoft.

Eles liderarão uma nova equipe de pesquisa em IA avançada” dentro da empresa.

A OpenAI também anunciou mudanças. Murati, que teria trabalhado para o retorno de Altman, foi substituída no cargo de CEO por Emmett Shear, co-fundador e ex-CEO da Twitch.

Via @satyanadella/LinkedIn, The Verge (2), Bloomberg, New York Times, Axios, Wired, OpenAI (em inglês).


Texto atualizado às 10h36 de 22.nov.2023 para incluir notícia da recontratação de Altman e atualizar contexto.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!