No TikTok, influencers de dancinha superam gigantes como BTS e Ariana Grande

Quem você diria que é mais famoso no TikTok: a cantora americana Ariana Grande, ou o filho do ex-deputado Tiririca?

Quem você diria que é mais famoso: a cantora americana Ariana Grande, ou o filho do ex-deputado federal e palhaço Tiririca?

No mundinho do TikTok, a resposta pode te surpreender. O cearense e também humorista Tirullipa é maior na plataforma do que a popstar internacional – tanto em quantidade de seguidores (27,1 milhão vs 26,5 milhões) quanto de engajamento (293 milhões contra 84,5 milhões).

O algoritmo do TikTok parece propiciar uma capacidade de viralização de conteúdos sem paralelo com a de outras redes. Dancinhas, lipsyncs e biscoitagens podem muito bem ganhar mais tração do que conteúdos cuidadosamente planejados feitos por equipes de marketing com braço e orçamento.

O Núcleo analisou um conjunto de dados composto de mais de 12 mil vídeos de TikToks das 57 contas mais populares no aplicativo, coletado pelo usuário moraesvic na plataforma Kaggle, e classificou as contas em categorias (a partir do tipo de conteúdo publicado e a nacionalidade dos criadores).

Alguns achados são interessantes.


É importante porque...

Conhecer os perfis que estão no topo ajuda a entender a dinâmica da rede e o deslocamento do centro de atenção de grandes instituições e celebridades para nativos digitais

Engajamento de conteúdo espontâneo pode ser maior do que o de vídeos cuidadosamente planejados


Dentre o grupo de maiores perfis, a maior categoria é (sem surpresa) a dos influencers, que representam 31% do total de likes das contas mais populares, com postagens de lifestyle, dancinhas e coisas do gênero.

Logo atrás deles vêm as contas voltadas para esquetes de comédia e piadas – categoria quase totalmente impulsionada pelo perfil do senegalês @khaby.lame, que estourou tirando sarro de lifehacks e truques sem sentido da internet e que tem hoje a maior conta da plataforma em termos de engajamento (likes e comentários).

Quando o assunto é seguidores, a número 1 do ranking é a influencer @charlidamelio.

Os dados permitem ver como influencers de grande calibre como Addison Re e Dixie D’Amelio já angariam mais likes do que artistas com fandoms enormes como o grupo pop sul-coreano @BTS.

@khaby.lame Yes literary Genius my friend 🤲🏿🤦🏿‍♂️ #learnfromkhaby #learnwithtiktok @tiktok ♬ suono originale - Khabane lame

Chama atenção também a nacionalidade das contas analisadas: a maior parte é de personalidades americanas, mas russos e latinoamericanos também têm grande peso na plataforma

Dentre as 57 contas mais seguidas, duas são de brasileiros: uma de @benjikrol, jovem de 20 anos que calhou de nascer no Brasil, mas cresceu no Canadá e Suíça e hoje vive na Espanha, e outra do cearense @tirullipa, filho do ex-comediante e deputado federal Tiririca, que cria esquetes de comédia e republica vídeos populares que circulam pela internet.

@tirullipa

Marque aquele amigo que gosta da comida bem quentinha🤪🤣😂🔥❤️‍🔥

♬ som original - Tirullipa

COMO FIZEMOS ISSO

Analisamos as contas presentes na base de dados e realizamos apuração para classificar a nacionalidade do autor e o gênero de conteúdo principal compartilhado.

O código para a análise está disponível aqui. A conta @happydogs2021, constante da base de dados, não está mais no ar e não foi considerada na análise.

Texto e gráficos Rodolfo Almeida
Edição Sérgio Spagnuolo

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca