Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Recentemente, um raio X de um paciente com várias manchinhas brancas pelo tecido muscular chocou os usuários das redes sociais, lembrando da importância de lavar os alimentos e cozinhá-los bem. Trata-se de uma doença chamada cisticercose.

Nem tudo é teníase

As manchinhas brancas da imagem de raio X são lesões que, em algum momento, tiveram larvas de um parasita chamado Taenia solium, o qual causa a teníase em humanos. Esse verme é conhecido, também, como "solitária" e, quando causa a teníase, pode atingir muitos metros de comprimento, alojando-se no intestino.

Mas aqui a história é outra, apesar de ser o mesmo verme. A ingestão de ovos desse parasita leva ao desenvolvimento das larvas em tecidos como os músculos, por exemplo, gerando a cisticercose. Quando se desenvolve no músculo, ela costuma a ser assintomática. No entanto, se as larvas se desenvolverem no sistema nervoso, pode causar problemas sérios como convulsões, trazendo grande risco.

Ainda, para tranquilizá-los, as imagens que vemos no raio X são de lesões deixadas por larvas desse parasita, ou seja, não há larvas viáveis nesses locais, como explico abaixo:

A sua mãe estava certa

Uma das formas mais fáceis e efetivas de prevenir essa doença é lavando bem as mãos antes das refeições, bem como a lavagem correta dos alimentos (frutas, verduras, folhagens...), que podem conter ovos desses parasitas. Um exemplo são as folhagens usadas para fazer saladas. A bióloga Mari Kruger explica, em seu vídeo, como fazer a higienização de vegetais de forma apropriada:

Diferente da cisticercose, uma forma efetiva de evitar a teníase é cuidando da forma com que cozinhamos/assamos carnes e embutidos, e sempre válido lembrar que a carne com o selinho de inspeção é um ponto importante, certo?

Também há um ponto importante levantado pelo biomédico Gabriel Cotrim: pessoas com teníase podem infectar outras pessoas, a partir da má higienização das mãos, principalmente, que podem contaminar os alimentos ao manipulá-los, por exemplo.

Como detectar?

Existem diferentes exames que podem ser feitos para diagnosticar essas doenças. No exame de fezes, por exemplo, ovos da Taenia podem ser detectados, mas como explica Cotrim, só com este exame ainda faltam muitas informações importantes a respeito de qual espécie de Taenia estamos observando, bem como se pode ser um caso, também, de cisticercose. Para isso, é necessário aliar exames de imagens para buscar essas lesões que larvas podem deixar nos tecidos.

Apenas gostaria, para finalizar, de compartilhar o exato sentimento que tive ao escrever essa postagem, e com certeza os Polígoners vão se identificar:

Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.