No Twitter, divulgadores científicos debatem se dormir 7 horas por dia faz bem ou mal

Recentemente, uma discussão sobre a regulação do sono ganhou a atenção dos usuários do twitter com a publicação de um trecho de um livro pelo divulgador científico e criador do "Ciência Todo Dia", Pedro Loos.


Recentemente, uma discussão sobre a regulação do sono ganhou a atenção dos usuários do twitter com a publicação de um trecho de um livro pelo divulgador científico e criador do "Ciência Todo Dia", Pedro Loos.

A publicação gerou uma discussão interessante, com compartilhamentos de informação sobre o número de horas ideais de sono, de acordo com estudos científicos

A importância do sono

Dormir, além de ser algo prazeroso, é crítico para a saúde humana. É a partir do sono que muitos processos biológicos são regulados, desde o desenvolvimento do sistema nervoso, até modulação do próprio sistema imunológico. É durante o sono em que muitas novas memórias são geradas, aprendizados são "fixados" e novas conexões são feitas.

Uma arquitetura elegante

O sono é um processo complexo que envolve o corpo inteiro, e existem diferentes fases que explico no fio abaixo:

O sono pode ser dividido em sono do tipo REM (do inglês rapid eye moviment, ou movimento rápido dos olhos), e do tipo não-REM. A sonolência e o adormecimento constituem essa primeira fase de sono, a qual é uma fase mais "superficial" e muitos estímulos podem nos colocar na vígilia (ou estado "acordado") novamente. A medida que vamos relaxando e entrando mais no processo do sono, vamos nos encaminhando para a segunda fase. Podemos oscilar por vários momentos da noite entre essas duas fases. A medida que vamos aprofundando ainda mais, oscilando para a terceira e quarta fase, após um momento, podemos entrar no sono REM.

Oscilando tal qual um pêndulo noturno

Apesar de muitas vezes parecer que sonhamos a noite toda um determinado sonho, na verdade, eles duram alguns minutos. Muitos sonhos podem acontecer na fase do sono REM, por exemplo, em que detalhes mais vívidos passam a colorir nossas criações noturnas. O tempo em que passamos dentro do sono REM aumenta com o avançar da noite.

Certo, mas existe um número preciso de horas que preciso dormir?

Para entender isso, é importante considerar que existem diferentes "cronômetros" dentro de nosso organismo, e que eles mudam conforme o nosso desenvolvimento. Por exemplo, bebês recém nascidos, que não tem ainda o cronômentro do ciclo sono-vigília bem amadurecido, dormem um número demasiado de horas, enquanto que, a medida que envelhecemos, passamos a dormir menos.

Portanto, ao falar de horas ideais de sono, precisamos considerar as particularidades dos indivíduos, seu estágio no desenvolvimento (se é uma criança, se é um idoso, etc) para entendermos a média de horas ideais para um sono adequado. Para uma pessoa adulta, a média entre 7 a 9 horas parece ser adequado para a maioria.

Dormir demais vs. Dormir de menos

Um dos principais problemas relacionados ao sono é a privação de sono, que consiste em dormir menos horas do que a média esperada para a faixa etária. Casos extremos de privação incluem a insônia, que infelizmente, é presente na nossa população e é influenciada por estresse, ansiedade e outros fatores.

E dormir demais também é problemático. Fique atento se você estiver dormindo 10, 12 horas durante o dia e não se sentir descansado. Isso pode ser um aviso sobre a qualidade do seu sono.

Dormir é um momento importante e parte crítica do nosso bem-estar e saúde. Cuidar deste momento e buscar por qualidade é estar trabalhando num dia que começará muito bem após esse momento.

Você ficou com alguma dúvida sobre o sono? Marque meu perfil (@mellziland) e do Núcleo (@nucleojor) nas redes sociais, ou compartilhe no nosso grupo no discord!

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!