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Reportagem Lu Belin (AzMina) e Julianna Granjeia (Núcleo)
O MonitorA é um observatório de violência política online contra candidatas(os) a cargos eletivos.O projeto é uma parceria entre AzMina, InternetLab e Núcleo Jornalismo. A iniciativa é financiada por Luminate e Reset. A metodologia pode ser consultada aqui e aqui.
O ano eleitoral com recorde de candidaturas trans no país também foi marcado por violência. O debate político que candidatas trans e travestis tentaram travar durante a campanha nas redes sociais foi ofuscado por mensagens transfóbicas, concentradas principalmente no Twitter. E apesar de o Instagram ser um ambiente menos tóxico do que a rede vizinha, ofensas e ameaças também foram vistas por lá.
Essas foram as conclusões da análise feita pela equipe do MonitorA – projeto desenvolvido por AzMina, InternetLab e Núcleo Jornalismo – que avaliou o discurso direcionado a 11 candidatas trans e travestis na campanha para o Congresso Nacional (confira a metodologia ao final da reportagem) nas duas plataformas.
Candidatas monitoradas
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil teve, neste ano, 78 candidaturas trans – um aumento de 47% em relação a 2018, com 53 candidaturas. Um novo recorde, de acordo com a Antra.
O MonitorA acompanhou as interações com 11 delas, entre as quais, três que foram eleitas: Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), como deputadas federais, e Linda Brasil (PSOL-SE), como deputada estadual.
Com 256.900 e 208.300 votos, respectivamente, Erika e Duda serão as primeiras mulheres trans a ocuparem cadeiras na Câmara Federal.
Alexya Salvador (PT-SP), Atena Roveda (PDT-RS), Benny Briolly (PSOL-RJ), Biana Nunes (MDB-AL), Rafaela Esteffans (MDB-AP) e Robeyoncé Lima (PSOL-PE) serão suplentes. Paula Benett (PSB-DF) e Thabatta Pimenta (PSB-RN) não se elegeram.
Twitter do ódio
No Twitter, o MonitorA concentrou a análise em 6.000
posts que incluíam termos potencialmente ofensivos. Nessa amostra, as interações hostis com as candidatas trans e travestis se concentraram em três grupos:
- Polarização política e ideológico-partidária: Nesse grupo de palavras, as narrativas são comuns à campanha presidencial, como os desafios do próximo governo federal na economia, educação, saúde e corrupção, além de menções aos candidatos Jair Bolsonaro (PL), Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).
- Segurança pública e violência política: Trata de termos que discutem episódios ocorridos fora da internet e sobre a pauta armamentista.
- Representatividade, identidade e grupos minorizados: Conversa sobre representatividade de grupos socialmente minorizados, reunindo ataques e manifestações de apoio às candidatas.
Essa separação indica a existência de grupos fechados a certos debates. “A aproximação entre a disputa ideológica e a violência política não surpreende, já que nestas eleições é difícil falar em política sem pensar em violência”, comenta Rafaela Sinderski, doutoranda em Ciência Política pela UFPR e responsável pelos monitoramentos de ataques e violência de gênero contra jornalistas na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Fernanda K. Martins, diretora do InternetLab, antropóloga e uma das responsáveis pelo MonitorA, concorda.
“Os assuntos não se misturam nos discursos dos usuários porque fora das redes também aparecem muito separados. Há ainda uma longa trilha para que temas relacionados a grupos historicamente marginalizados se misturem ao que lemos socialmente como política geral.”
Instagram acolhedor
Apesar da corrida eleitoral violenta e polarizada, muitas mensagens foram de apoio e acolhimento chegaram principalmente no Instagram.
Na plataforma, o MonitorA identificou 5 grupos de palavras
ligados às candidatas e às eleições em geral, que se concentram em manifestações de solidariedade diante das violências sofridas por elas.
Expressões como força, se cuida, coragem e resistência aparecem em maior parte para Duda Salabert (PDT-MG), em referência a ameaças de morte que sofreu durante a campanha.
Em torno de Erika Hilton (PSOL-SP), estão expressões de incentivo como comunidade, unir, congresso, bancada, popular, vamo, simbora, bora.
Em um grupo de palavras mais geral, distribuído entre todas as candidatas analisadas, aparecem ainda termos como esperança, parabéns, incrível, maravilhosa, emocionante, alegria, orgulho.
“O Instagram é uma rede mais acolhedora, de modo geral, nas publicações orgânicas. No dia a dia, dificilmente chega mensagem de ódio, tanto nos comentários quanto inbox. O algoritmo é bem fechado na bolha que nos apoia. Diferente do Twitter, que é mais aberto. É raro uma publicação minha que não receba respostas de ódio lá”, afirma Duda.
Várias faces de transfobia
O levantamento mostrou ainda que os usuários do Twitter apostam no discurso de transfobia para atacar o posicionamento ideológico das candidatas trans e travestis.
O tema transfobia, inclusive, foi amplamente debatido nas redes sociais nesta quarta-feira (19.out) por conta de declaração do ex-presidente Lula (PT) ao podcast Flow.
Para entender o teor dos discursos ofensivos, o MonitorA analisou uma amostra de 1.000 tweets
selecionados aleatoriamente entre os 6.000 que traziam termos potencialmente ofensivos. Dentre eles, 8,2% (82 tweets)
foram considerados de fato ofensivos.
As agressões vão desde usar a própria linguagem do universo trans de forma desrespeitosa, sem xingamentos ou ataques diretos, até na própria transfobia, chamando travestis de “ele” ou homens trans de “ela”, ou ainda mais agressivamente em termos como "mal resolvida", "ser indefinido", "aberração", "macho" e "viadinho".
“Um dos desafios da moderação de conteúdo sobre populações LGBTQIAPN+ é considerar as peculiaridades desses grupos, inclusive no tratamento e identificação", explica Fernanda K. Martins.
"Usar um pronome masculino não necessariamente vai levantar uma bandeira avisando que há um problema. O contexto se torna essencial para identificarmos se há ou não transfobia.”
Duda Salabert conta que essa troca de pronomes é um ataque frequente às candidatas trans, e que muitas vezes é planejado.
“É tão comum que a gente acaba naturalizando, faz parte da linguagem. Mas eu considero essas ameaças durante o período eleitoral, a violência política e a transfobia, como uma coisa só: é uma violência política de gênero e é orquestrada. Eu, inclusive, sofri ataques do próprio campo da esquerda que faço parte. E considero transfobia porque, dos muitos candidatos do PDT, a violência foi só pra mim.”
Ainda que o Instagram seja considerado um ambiente mais pacífico, também há ofensas e insultos na plataforma. Thabatta Pimenta (PSB), vereadora do município de Carnaúba dos Dantas (RN) e candidata não eleita à deputada federal, viu os ataques transfóbicos aumentarem dentro e fora da internet durante a campanha.
“Depois que fui vítima de transfobia em um shopping, quando não me deixaram entrar no banheiro feminino, postei um vídeo no Instagram contando o que tinha acontecido e fui muito atacada. Estava em campanha e foi muito difícil. Resolvi parar de ler os comentários. Nem e-mail eu abri mais depois”, conta a vereadora.
Antes de ser eleita, Thabatta já era influenciadora digital bastante reconhecida regionalmente e diz que a violência online contra ela aumentou durante a corrida presidencial.
“Os ataques de transfobia são os piores. Antes do problema com o banheiro, eu recebia alguns ataques, mas poucos, pela questão ideológica, de apoiar o Lula (PT)”.
As candidatas também veem os ataques como ações coordenadas de grupos conservadores de direita ligados ao atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). “Acontece, também, de perfis bolsonaristas se juntarem para derrubarem nossas contas. As que não são verificadas sofrem mais”, denuncia Thabatta.
Falhas na moderação das plataformas
A deputada eleita Duda afirma que não há uma opção específica para denúncia de transfobia e isso prejudica o processo.
“A maior dificuldade nessas plataformas é que as ferramentas de diálogo, as opções de denúncia, são limitadas. Meu perfil é verificado e, mesmo assim, raramente minhas denúncias são acolhidas”.
Ela acredita que o processo automatizado de moderação de conteúdo desfavorece as vítimas, pois equipes e algoritmos são falhos na identificação de episódios de transfobia. Um exemplo é a postagem de imagens de pessoas trans antes da transição por grupos feministas radicais.
“A gente denuncia como incitação ao ódio, mas quem avalia não vai conseguir entender porque, afinal, é uma foto minha. Faltam ferramentas mais eficazes de denúncia para transfobia.”
Fernanda K. Martins explica que as tecnologias também podem ser discriminatórias, e um dos motivos é a presença limitada de pessoas LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas negras nesse campo de trabalho.
“As necessidades de pessoas trans e travestis não serão as mesmas se comparadas às de pessoas cis. Essa diferenciação precisa ser considerada pelas políticas de moderação de conteúdo das plataformas.”
Dos 82 tweets considerados ofensivos ou contendo insultos, somente seis estão fora do ar. Alguns foram excluídos pelos autores, outros estão em contas suspensas. Os outros 76 ataques seguem online
. Dos 20 tweets classificados como transfóbicos, somente um foi excluído e/ou teve a conta do usuário suspensa.
Das redes sociais para as ruas
Depois dos comentários transfóbicos, os insultos, como "hipócrita" e "ridícula", são a segunda maior categoria de hostilidade (18 tuítes), seguidos por xingamentos com termos como "imbecil", "burra" e "jumenta", que promovem o descrédito intelectual das candidatas (15).
Os relacionados à ideologia política (12) usam termos como "militonta", "psolenta" e "petista nojenta". As ofensas misóginas (8) acusam as candidatas de fazerem "mimimi", entre outros comentários ofensivos.
Os insultos e ofensas a candidatas trans amplificam uma violência já letal fora da internet, especialmente no país que mais mata mulheres trans e travestis no mundo, segundo o relatório da Transgender Europe.
Os ataques são agravados por características específicas das plataformas, como a vida longa dos conteúdos.
“ Cada nova exposição a um ataque pode ser uma forma de revitimizar, seja agora ou daqui a dez anos, quando a publicação pode vir à tona de novo. Ela pode receber ameaças que, mesmo que não se concretizem, têm impactos gigantes na vida das mulheres”, completa Sinderski.
Foi o que aconteceu com Duda Salabert, que recebeu quatro ameaças de morte nos primeiros dez dias de campanha, e outras quatro na reta final, todas por e-mail.
A agora deputada federal eleita trabalhou nos últimos dois meses vestindo colete à prova de balas, e com segurança reforçada. Em um dos e-mails, recebeu um link com um site que detalhava como seria morta.
“Essas ameaças de morte foram feitas para desarticular a campanha, para me desestabilizar. Foi uma ação calculada por gente que entende de política, porque foram justamente em momentos importantes de uma campanha: o começo e o fim. Foi orquestrado para intimidar nossa ação política.”
Nesse contexto tão violento, as manifestações de apoio de eleitoras(es) e simpatizantes nas redes aparecem para equilibrar o jogo político.
“Eu venho de alguns traumas, mas vejo na política um lugar para poder trabalhar, então, eu foco [no trabalho] e não penso nessa violência”, relata Thabatta Pimenta.
Além das experiências das candidatas, a presença de comentários e tweets de endosso também ajuda a entender as dinâmicas das redes.
“Perceber que as candidatas são alvo de transfobia, mas que há pessoas solidárias, é importante para vislumbrar como as redes sociais podem abrigar diferentes pontos de vista. As diferenças entre o Twitter e o Instagram mostram que não podemos generalizar a experiência nas redes sociais. É preciso um olhar atento à diversidade de interações”, complementa Martins.
COMO FIZEMOS
Entre 17.ago.22 e 2.out.22, foram coletadas 75.851 menções
no Twitter e 23.487 comentários
em posts de Instagram de 11 candidatas monitoradas.
Para a primeira etapa, foram eliminados tweets e comentários repetidos, posts que traziam apenas nomes e números de candidatos, linhas que traziam apenas gírias, emojis, caracteres especiais e os nomes com as @ mais citadas. Assim, chegamos a 62.254 tweets
e 12.158 comentários do Instagram
.
Em seguida, realizamos uma análise léxica automatizada com o software Iramuteq, que permite gerar gráficos de Análise Fatorial de Correspondência, composto por nuvens de palavras estatisticamente relevantes. Essa etapa permitiu identificar os temas predominantes no debate que incluía as candidatas no Instagram e Twitter. Também se observou como as palavras e assuntos se relacionam nos conteúdos monitorados, as “bolhas” de conversas nas redes sociais.
A segunda etapa foi uma análise individual de 1.000 tweets
, selecionados aleatoriamente entre os 6.000 com palavras ofensivas
. Esta etapa buscou identificar sutilezas e nuances dos discursos não contempladas no léxico.
Para acompanhar os levantamentos realizados pelo MonitorA, acesse aqui a página do projeto ou siga o Núcleo nas redes sociais.