Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Não faltam candidatos a substituto do Twitter desde que o bilionário manifestou interesse em comprar a rede do passarinho azul.

Nessa semana, duas chamaram a atenção:

  • A Post, criada por jornalistas norte-americanos, abriu cadastro para quem quiser — antes, só podia entrar com convite.
  • O Substack, que há muito deixou de ser apenas uma ferramenta de disparo de newsletters, anunciou o Notes, que o trio de fundadores jura não ser uma cópia do Twitter, embora pareça muito uma cópia do Twitter.

Coincidência ou não, Casey Newton, da newsletter Platformer, argumentou que um dos públicos mais fiéis do Twitter, os jornalistas, continuará na rede, por mais insalubre que ele se torne.

(Convenhamos, é difícil, mas não impossível – só lembrar que o lugar responde a solicitações da imprensa com um emoji de cocô.)

Talvez o Twitter seja mesmo imortal, ou difícil de derrubar. Mesmo com menos de 1/3 dos funcionários remanescentes, uma série de reveses técnicos e de moderação e a postura errática do novo dono, o Twitter ainda existe, pauta muitas conversas e até mexe com o (suposto) valor de mercado de shitcoins.

Daqui do lado de fora (abandonei o Twitter em dezembro), o que posso dizer é que a abstinência talvez não seja tão ruim quanto pareça de dentro.

Facebook

Aparentemente, o Facebook está aposentando o gerador de códigos de duplo fator de autenticação do seu aplicativo. [@theJBECK/Twitter]

Instagram

O Instagram está testando diversas soluções de exploração de conteúdo em grupos. [@alex193a/Twitter]

LinkedIn

Prepare-se para ver posts “sugeridos” (leia-se: de pessoas que você não segue) no LinkedIn também. [LinkedIn]

Spotify

O Spotify Live, clone do Clubhouse, foi encerrado. [Music Ally]

Snapchat

Usuários do Snapchat+ (pagantes) agora podem gerar fundos com uma ferramenta de inteligência artificial. [@ahmedghanem/Twitter]

Substack

O Substack anunciou o Notes, um espaço para posts curtos que lembra muito o Twitter. Deve ser lançado nos próximos dias. [Núcleo]

Twitter

Não dá mais para saber se um perfil tem o selo de verificado antigo ou o novo, pago. A tática é confundir para forçar a venda do Twitter Blue. [Núcleo]

O Twitter abriu o código-fonte do algoritmo de recomendação, ou parte dele. Tem algumas coisas interessantes naquele emaranhado de códigos. [Núcleo]

Elon Musk trocou o logo do Twitter pelo doguinho da criptomoeda dogecoin. [Núcleo]

YouTube

O YouTube liberou reações em vídeos ao vivo (por ora, apenas no iOS) e está testando novos cartões de estatísticas por formato de vídeo. [@CreatorInsider/YouTube]

Twitter/XSubstackFacebookInstagramLinkedInSpotifySnapchatYouTube
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.