Pular para o conteúdo

MPF aciona Twitter sobre conteúdo de apologia a massacres escolares

Twitter deve responder em até 10 dias sobre medidas de moderação tomadas contra perfis apontados pelo Ministério da Justiça, além de outras ações

MPF aciona Twitter sobre conteúdo de apologia a massacres escolares

O Ministério Público Federal acionou o Twitter nesta terça-feira (11.abr.2023) para que apresente, em até 10 dias, uma série de informações sobre as medidas de moderação adotadas a respeito de conteúdos com exaltação a ataques e massacres em escolas brasileiras.

No ofício, o procurador da República Yuri Corrêa da Luz, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, determinou que o Twitter:

AÇÕES DE EMERGÊNCIA. O MPF pede ainda que o Twitter informe se possui planos para, no médio prazo, elaborar protocolos de moderação de conteúdo em "contextos emergenciais" que incluam, por exemplo, convênios com autoridades públicas para receber e analisar notificações extrajudiciais de maneira célere e prioritária.

CONTEXTO. O ofício do MPF se dá no âmbito de um inquérito civil instaurado em nov.2021 para apurar eventuais violações de direitos fundamentais, por parte de plataformas digitais, imputáveis a suas políticas de enfrentamento a práticas organizadas de desinformação e de violência no mundo digital.

Na semana passada, reportagem do Núcleo mostrou como conteúdo de apologia e glorificação de massacres escolares e seus executores tem permanecido no Twitter depois que Elon Musk demitiu moderadores de conteúdo.

Sem moderação, Twitter tolera apoio a massacres escolares
Comunidade que exalta assassinos e massacres também usa rede social para tentar formar “duplas” para novos atos de violência
Reportagem Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Conheça quem liderou essa pauta

Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo