Pular para o conteúdo

Big Tech está a todo vapor contra PL das Fake News

Projeto de lei 2630/2020 deve ser votado na terça-feira, em meio à resistência de grandes plataformas

Big Tech está a todo vapor contra PL das Fake News

As máquinas de relações públicas das Big Tech estão a todo vapor para detonar o texto mais recente do projeto de lei 2630, o chamado PL das Fake News – que deve ser votado na terça-feira (2.mai.2023).

TOTAL. Em apenas 10 dias, foram divulgados ao menos sete comunicados de Big Tech ou organizações ligadas a essas empresas criticando o projeto de lei, especialmente a versão final apresentada na quinta-feira (27.abr.2023).

DÉJÀ VU. Algo semelhante aconteceu no ano passado, quando o projeto esteve perto de ter sua urgência votada, com direito a anúncios nos jornais e cartazes em aeroportos.

Mas, agora, com aprovação da urgência do PL na Câmara dos Deputados na última quarta-feira e com a provável apreciação no curtíssimo prazo, a urgência aumentou.

Um geralzão sobre o PL das Fake News que vai pra votação
Tudo o que você precisa saber sobre o texto mais recente do projeto de lei 2630, que deve ir para apreciação da Câmara na próxima semana

LINHA DO TEMPO. O Núcleo construiu uma timeline para mostrar como está o esforço das Big Tech com publicação de notas (sem levar em conta articulação com parlamentares ou outros tipos de propaganda):

Conheça quem liderou essa pauta

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Chantagem com dados

Chantagem com dados