Vídeos contendo desinformação sobre o projeto de lei 2630/2020, o chamado PL da Fake News, estão sendo recomendados pelo algoritmo do TikTok, plataforma popular entre jovens e adolescentes. É esperado que o plenário da Câmara dos Deputados vote nesta terça-feira (2.mai.2023) o mérito do projeto.
VALE RESSALTAR QUE… Em 19.abr, a Associação Latino-Americana de Internet (Alai) e a Câmara Brasileira da Economia Digital (Camara-e.net), entidades que representam as empresas de tecnologia, publicaram uma carta defendendo a rejeição da urgência do PL 2630.
O QUE ROLOU? Ao buscar pelo termo “PL 2630 explicada” 9 dos 10
vídeos sugeridos pela rede possuem desinformação sobre o projeto de lei ou usam o termo “PL da censura”. Mesmo com pouco engajamento, publicações usando a hashtag da oposição à lei continuam na aba de recomendação.
O vídeo mais curtido usando hashtags sobre o projeto contém desinformação e foo publicado por uma conta com 1 milhão
de seguidores. Nele, o usuário se baseia em um post no blog da Google para afirmar que a lei irá proibir todas as compras internacionais, o que não é verdade.
- O Núcleo fez uma análise do projeto, assim como dos principais termos no texto.
O autor do vídeo também sugere que a imprensa não estaria “falando a verdade” sobre o projeto porque ganharia dinheiro com a lei. Apesar da desinformação, a publicação não foi moderada ou recebeu um dos selos de “contexto” do TikTok. Atualmente, o vídeo tem 78,5 mil
curtidas e 15,3 mil
compartilhamentos pelo WhatsApp.
Em outro vídeo recomendado pelo TikTok, um usuário afirma que “o YouTube vai acabar” na terça-feira. Usando vídeos apocalípticos como pano de fundo, ele tira de contexto um texto enviado pela própria empresa aos seus criadores, onde faz lobby contra a lei.
Além disso, no TikTok, publicações com a hashtag #PLdacensura aparentam ter maior engajamento e distribuição do que vídeos explicativos sobre a lei, tanto em número de visualizações quanto de compartilhamentos.
LOBBY. Desde que foi anunciado ao público, o projeto tem recebido críticas das big techs, que estão fazendo lobby para adiar a votação da lei prevista para terça-feira. Na noite anterior à votação, todos os usuários com a geolocalização no Brasil receberam propagandas contrárias ao PL ao acessarem o Google.