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Vídeos contendo desinformação sobre o projeto de lei 2630/2020, o chamado PL da Fake News, estão sendo recomendados pelo algoritmo do TikTok, plataforma popular entre jovens e adolescentes. É esperado que o plenário da Câmara dos Deputados vote nesta terça-feira (2.mai.2023) o mérito do projeto.

Ao digitar pl no mecanismo de busca do TikTok, desinformação aparece no quarto resultado

VALE RESSALTAR QUE… Em 19.abr, a Associação Latino-Americana de Internet (Alai) e a Câmara Brasileira da Economia Digital (Camara-e.net), entidades que representam as empresas de tecnologia, publicaram uma carta defendendo a rejeição da urgência do PL 2630.

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O PL 2630/2020, cujo nome oficial é Projeto de Lei de Responsabilidade e Transparência para Plataformas Digitais, foi proposto originalmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). A lei visa regular o funcionamento de plataformas digitais e aplicativos de mensagem no Brasil e estabelece uma série de obrigações para as empresas provedoras.

O QUE ROLOU? Ao buscar pelo termo “PL 2630 explicada” 9 dos 10 vídeos sugeridos pela rede possuem desinformação sobre o projeto de lei ou usam o termo “PL da censura”. Mesmo com pouco engajamento, publicações usando a hashtag da oposição à lei continuam na aba de recomendação.

Nove dos dez vídeos sugeridos pelo TikTok na pesquisa sobre o PL 2630 contém desinformação

O vídeo mais curtido usando hashtags sobre o projeto contém desinformação e foo publicado por uma conta com 1 milhão de seguidores. Nele, o usuário se baseia em um post no blog da Google para afirmar que a lei irá proibir todas as compras internacionais, o que não é verdade.

O autor do vídeo também sugere que a imprensa não estaria “falando a verdade” sobre o projeto porque ganharia dinheiro com a lei. Apesar da desinformação, a publicação não foi moderada ou recebeu um dos selos de “contexto” do TikTok. Atualmente, o vídeo tem 78,5 mil curtidas e 15,3 mil compartilhamentos pelo WhatsApp.

Em outro vídeo recomendado pelo TikTok, um usuário afirma que “o YouTube vai acabar” na terça-feira. Usando vídeos apocalípticos como pano de fundo, ele tira de contexto um texto enviado pela própria empresa aos seus criadores, onde faz lobby contra a lei.

Além disso, no TikTok, publicações com a hashtag #PLdacensura aparentam ter maior engajamento e distribuição do que vídeos explicativos sobre a lei, tanto em número de visualizações quanto de compartilhamentos.

Vídeos usando termo PL da censura possuem mais engajamento que vídeos explicativos sobre a lei

LOBBY. Desde que foi anunciado ao público, o projeto tem recebido críticas das big techs, que estão fazendo lobby para adiar a votação da lei prevista para terça-feira. Na noite anterior à votação, todos os usuários com a geolocalização no Brasil receberam propagandas contrárias ao PL ao acessarem o Google.

Big Tech está a todo vapor contra PL das Fake News
Projeto de lei 2630/2020 deve ser votado na terça-feira, em meio à resistência de grandes plataformas
Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins

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