A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentou um requerimento para estabelecer uma Subcomissão Especial, vinculada à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, para aprofundar a análise dos limites legais e éticos relacionados ao uso da inteligência artificial.

Além disso, proposta visa explorar possíveis parâmetros para regulamentação de IA.

CONTEXTO. A motivação por trás do requerimento está ligada à crescente influência da inteligência artificial em múltiplos setores, desde otimização de processos operacionais em empresas até a vida cotidiana das pessoas.

EXEMPLOS. O requerimento também traz exemplos para justificar a urgência da regulamentação da tecnologia, conforme a visão da deputada. Além de mencionar as possíveis dificuldades dos profissionais no setor audiovisual de serem substituídos pela tecnologia, o texto também menciona a campanha publicitária que utilizou IA para reviver Elis Regina, falecida em 1982.

Via Câmara dos Deputados

Texto Sofia Schurig
Edição Jade Drummond

Inteligência ArtificalRegulação
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.