O bloqueio a notícias no Facebook e Instagram, no Canadá, parece não ter afetado o uso das duas redes pelos canadenses.
O QUE HOUVE? A agência Reuters obteve dados de duas consultorias, a Data.ai e a Similarweb, comparando o uso do Facebook antes e depois do bloqueio a notícias.
O comparativo mostra que não houve alterações significativas nos volumes de usuários e visitas diárias da rede social azul.
CONTEXTO. No início de agosto, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, bloqueou a veiculação de notícias no Canadá.
A medida drástica foi tomada em resposta a uma nova lei do país que obriga as big techs a remunerarem o conteúdo jornalístico que circula em suas propriedades.
Meta e Google, os principais alvos dos legisladores, prometeram bloquear notícias de suas plataformas. Nas da Meta, o bloqueio já está ativo.
E AGORA? Os dados, embora preliminares e de terceiros, ou seja, sem a confirmação da Meta, podem corroborar a posição da empresa.
Anteriormente, a Meta afirmou que as notícias representam menos de 3% do conteúdo que aparece no feed do Facebook e não têm valor econômico à empresa.
RECLAMAÇÕES. Autoridades canadenses reclamaram do bloqueio a notícias durante os grandes incêndios no país, em meados de agosto.
“A escolha imprudente da Meta de bloquear notícias (…) está prejudicando o acesso a informações vitais no Facebook e no Instagram”, declarou a ministra do Patrimônio, Pascale St-Oge.
Via Reuters (em inglês).