Bloqueio a notícias não afetou uso do Facebook no Canadá, dizem consultorias

Dados da Data.ai e Similarweb comparam o “antes e depois” do bloqueio a notícias na rede social da Meta no Canadá.

O bloqueio a notícias no Facebook e Instagram, no Canadá, parece não ter afetado o uso das duas redes pelos canadenses.

O QUE HOUVE? A agência Reuters obteve dados de duas consultorias, a Data.ai e a Similarweb, comparando o uso do Facebook antes e depois do bloqueio a notícias.

O comparativo mostra que não houve alterações significativas nos volumes de usuários e visitas diárias da rede social azul.

CONTEXTO. No início de agosto, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, bloqueou a veiculação de notícias no Canadá.

A medida drástica foi tomada em resposta a uma nova lei do país que obriga as big techs a remunerarem o conteúdo jornalístico que circula em suas propriedades.

Meta e Google, os principais alvos dos legisladores, prometeram bloquear notícias de suas plataformas. Nas da Meta, o bloqueio já está ativo.

E AGORA? Os dados, embora preliminares e de terceiros, ou seja, sem a confirmação da Meta, podem corroborar a posição da empresa.

Anteriormente, a Meta afirmou que as notícias representam menos de 3% do conteúdo que aparece no feed do Facebook e não têm valor econômico à empresa.

RECLAMAÇÕES. Autoridades canadenses reclamaram do bloqueio a notícias durante os grandes incêndios no país, em meados de agosto.

“A escolha imprudente da Meta de bloquear notícias (…) está prejudicando o acesso a informações vitais no Facebook e no Instagram”, declarou a ministra do Patrimônio, Pascale St-Oge.

Via Reuters (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!