FBI emite alerta sobre grupos de exploração infantil

Esses grupos visam menores de 8 a 17 anos, com foco especial em jovens LGBTQ+, minorias raciais e pessoas que lidam com problemas de saúde mental, como depressão e ideação suicida.

O FBI emitiu um alerta sobre grupos criminosos online que extorquem menores de idade para gravar ou transmitir ao vivo atos de automutilação e produzir material de abuso sexual infantil (CSAM).

O comunicado não especifica as plataformas, mas menciona alguns grupos conhecidos envolvidos nesses crimes. Esses grupos visam menores de 8 a 17 anos, com foco especial em jovens LGBTQ+, minorias raciais e indivíduos que enfrentam problemas de saúde mental, segundo as autoridades americanas.

A nota menciona práticas semelhantes àquelas investigadas na Operação Dark Room no Brasil. Para entrar nesses grupos, os candidatos são obrigados a transmitir ao vivo ou enviar vídeos violentos para ganhar notoriedade e status dentro de suas comunidades.

Via FBI (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!