Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Comissão do Comércio Justo do Japão (JFTC, na sigla em inglês), assim como os Estados Unidos, onde o Google enfrenta um processo do Departamento de Justiça, está investigando a Alphabet, empresa mãe do Google, por supostas violações e práticas anticoncorrência no setor de mecanismos de busca.

O foco da investigação no Japão está nos acordos do Google com fabricantes de smartphones Android, que adquiriu em 2007. Algumas das marcas que usam o sistema operacional são Samsung, Huawei, Xiaomi e LG, entre outros.

ENTENDA. Suspeitas surgem em relação à alegação de que o Google estaria exercendo pressão indevida sobre esses fabricantes, obrigando-os a incluir o Google Search, Chrome e Play Store, além de determinar a disposição dos ícones desses aplicativos nas telas dos dispositivos.

Outra alegação da JFTC envolve o compartilhamento de receitas de anúncios relacionados ao mecanismo de busca do Google, sob a condição de que os fabricantes de smartphones bloqueiem serviços de pesquisa concorrentes.

Geralzão da porradaria entre governo dos EUA e Google
O essencial para saber tudo sobre o julgamento sobre práticas do Google no mercado de buscas online
Governo dos EUA processa Google por monopólio em publicidade
Departamento de Justiça e oito estados exigem que Google se desfaça das suas divisões de publicidade.

Via JFTC (em inglês)

AlphabetGoogleRegulação
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.