Em 2018, palavras-chave como iPhone, seguro de carro e voos baratos se destacaram no mercado de pesquisas do Google, revelado durante o julgamento do caso antitruste entre o Google e o governo dos Estados Unidos.
O QUE ACONTECEU. Durante as audiências desta semana, uma lista com 20 termos relevantes foi apresentada em uma tabela, acompanhada por três colunas, cujos cabeçalhos são os seguintes:
- Receita (indicando o ganho do Google com cada pesquisa)
- Queries (que representa o número de pesquisas)
- RPM (significando a receita de anúncios por mil impressões).
Lista completa dos 20 termos de pesquisa mais lucrativos para o Google em 2018
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- seguro automóvel
- seguro de carro
- voos baratos
- cotação de seguro de carro
- TV direta
- faculdades online
- AT&T
- Hulu
- iPhone
- Uber
- Spectrum
- Comcast
- Xfinity
- cotações de seguro
- relatório de crédito gratuito
- seguro de carro barato
- AARP (American Association of Retired Persons, associação de aposentados dos EUA)
- LifeLock
PORQUE IMPORTA. De acordo com o Statista, em 2022, a empresa obteve mais de US$ 162 bilhões com pesquisas, representando mais de 57%
de suas receitas totais, embora a empresa sempre tenha mantido em segredo quais termos específicos são os mais lucrativos.
ENTENDA. O lucro obtido por meio das pesquisas ocorre da seguinte maneira: quando alguém realiza uma pesquisa, por exemplo, sobre seguros de carro, as empresas que oferecem esse produto investem em publicidade no Google para aparecer no topo dos resultados de busca. É dessa forma que a empresa gera a maior parte de sua receita.
Porém, o negócio de publicidade digital do Google tem sido alvo de investigação do governo americano há algum tempo, e um novo processo foi instaurado em janeiro deste ano.