O Google está disponibilizando para alguns criadores do YouTube Shorts um recurso de inteligência artificial chamado Dream Track, que consegue gerar músicas completas, incluindo letra e melodia.
A ferramenta é capaz de criar composições nos estilos de sete artistas distintos, incluindo Demi Lovato e Sia.
No momento, apenas um pequeno grupo de criadores selecionados dos Estados Unidos pode produzir músicas com até 30 segundos de duração usando a ferramenta.

DETALHES TÉCNICOS. O Dream Track faz uso de um algoritmo de IA chamado Lyria, desenvolvido pelo Google DeepMind, uma subsidiária do Google especializada em IA avançada. O modelo foi treinado em um amplo conjunto de conteúdo musical.
Esse mesmo algoritmo foi empregado na criação de uma segunda ferramenta anunciada recentemente, chamada Music AI, que permite aos artistas do programa de incubadoras do YouTube criar, remixar e modificar faixas de novas maneiras.
DIREITOS AUTORAIS. Em agosto, o YouTube anunciou que havia feito parcerias para integrar inteligência artificial ao setor musical e lançou até mesmo uma diretriz de uso responsável para a IA na música.
A empresa afirmou que está utilizando uma tecnologia chamada Synth-ID para adicionar marcas d'água inaudíveis ao ouvido humano às músicas geradas pelo Lyria, possibilitando sua identificação.

Via Wired e YouTube Blog (ambos em inglês)
YouTube • Inteligência Artifical