Meta acaba com aba de notícias na Austrália e nos EUA

Segundo a Meta, em 2023, o número de pessoas na Austrália e nos Estados Unidos que usam o recurso caiu 80%.

A partir de abril, o Facebook não terá mais uma aba para notícias na Austrália e nem nos Estados Unidos. A Meta informou aos jornais na sexta-feira (1.mar) que não entraria em novos acordos quando os contratos atuais acabarem este ano.

COMO ASSIM? Desde 2019, a Meta tinha um acordo com grandes veículos para fornecer notícias no Facebook.

A aba permitia que usuários dos países onde o recurso estivesse ativo lessem notícias de fontes confiáveis diretamente pela plataforma. Em troca, a big tech pagava os veículos diretamente. Foram US$ 105 milhões gastos em acordos de três anos, segundo o Axios.

O QUE HOUVE. Agora, a Meta disse que “para garantir que continuemos a investir em produtos e serviços que impulsionam o engajamento do usuário”, não renovará os contratos e encerrará com o recurso na Austrália e nos EUA.

Segundo a empresa, o número de pessoas que usam o Facebook News nesses países caiu 80% no ano passado.

Ano passado, a empresa também acabou com o feed nos países: França, Alemanha, Reino Unido e Canadá. Pouco depois, autoridades canadenses disseram que o fim da aba de notícias no Facebook prejudicou a circulação de informações confiáveis sobre incêndios florestais que aconteciam no país.

Na Austrália os acordos da Meta com as empresas jornalísticas geravam US$ 70 milhões anuais para mídias locais. O primeiro-ministro Anthony Albanese e outros ministros do governo criticaram a decisão de encerrar os contratos.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei para regulamentar a distribuição e remuneração de conteúdo jornalístico em plataformas digitais, levando o Facebook a implementar temporariamente uma proibição de notícias no país.

Via Meta, The Verge e The Guardian (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!