No começo eu também não entendia qual era o apelo destes animais, tão distantes da “fofofauna”’, que é como alguns biólogos chamam os bichos que têm facilidade em captar a atenção do público - geralmente os mamíferos peludinhos.
Mas se você der uma fuçada nas próprias memórias, pode acabar lembrando que os insetos já foram motivo de curiosidade e fascínio do seu eu criança, como foram do meu.
Acompanhar o pessoal da divulgação científica que se dedica a eles tem o poder de fazer a gente se render novamente. Este post traz uma pequena amostra do porquê, e quem sabe explique aquela dúvida que nenhum adulto foi capaz de te esclarecer na época.
Ou talvez apenas sirva para melhorar o seu dia, com as mensagens de perseverança vindas dos coaches mais inusitados e numerosos do Planeta…
a criação do louvinha, foto sobre tela (2021) pic.twitter.com/Qb1e8mSXbL
— Sávio Cavalcante (@SavCavalcante) March 28, 2022
Mas o post também tem uma agenda paralela. O equilíbrio dos ecossistemas não pode prescindir da diversidade de insetos, que realizam desde tarefas mais conhecidas, como a polinização, até o controle de praga e ciclagem de nutrientes para o solo, com a degradação da matéria orgânica. Despertar a curiosidade, espalhar conhecimento, e desmistificar estes animais - nem sempre queridos e muitas vezes temidos - talvez contribua um pouquinho para estimular sua preservação.
Com vocês, os insetos!
Coletividade
Começamos com as formigas, e esse grande hit em vídeo, mostrando que ninguém deve ser deixado para trás - mas às vezes acontece.
Aconteceu de novo!
— Elfa dos Insetos (@ElfaDosInsetos) April 3, 2022
🥹pic.twitter.com/zuggIqzWTG
Além dos padrões
Nem sempre os insetos atendem aos padrões estéticos irrealistas humanos. Mas às vezes, tudo que alguém precisa para criar beleza é uma forcinha. Como essas formigas decoradoras…
Ou estas larvas usadas para fazer joias!
Essa larva de um inseto aquático (ordem Trichoptera) faz diversas casinhas de detritos e pedrinhas enquanto se desenvolve. Alguém viu isso como oportunidade e resolveu substituir os detritos e as pedrinhas por ouro e afins. O resultado é a larva fazendo, sem querer, jóias https://t.co/YiGieiu6fx
— César Favacho 🦗🐜🪲🦟🪳 (@CesarFavacho) February 2, 2020
E sabe que alguns insetos podem até ser fofos? Mesmo que não seja do jeito que a gente imagina.
— Daily Moths (@moths_daily) August 24, 2021
Vejam só esse serra-pau "peludinho"!
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) September 4, 2021
Ele é da espécie Desmiphora fasciculata e ocorre nas Américas. Esses "pêlos", na verdade, são cerdas que também têm funções sensoriais 💚🪲pic.twitter.com/RZ1VaNl459
Tem também as joaninhas, que são muito mais que um layout bonito, ajudando a defender os alimentos que vão para sua mesa.
Diferente do que algumas pessoas pensam, as joaninhas não são pragas, e sim companhias maravilhosas para nossas plantinhas. Isso porque elas são ótimas no controle de pulgões, como vemos perfeitamente neste vídeo. pic.twitter.com/YvNYIwLWAM
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) July 4, 2021
Tão fundamentais, que já existe até fábrica delas.
Mas no final das contas, cada um é cada um, e às vezes ser diferente é o que te torna incrível. Não é não, besouro-girafa?
Vocês já viram um besouro girafa?
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) September 24, 2021
Pra mim esses são os mais diferentes que tem entre todos os besouros. Eles são da família Attelabidae. Essa espécie do vídeo, a Trachelophorus giraffa, é endêmica de Madagascar.pic.twitter.com/Hy0m7NFiqW
Concorrência
Quem reclama que no seu pedaço a concorrência está muito alta, é porque não viu esses besouros-rola-bosta brigando por… Bem, bosta.
Já viram de besouros rola-bosta competindo por uma bolinha de 💩? pic.twitter.com/LZwYEtaOQX
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) August 23, 2021
E você sabe: quando há interesse, todo mundo acaba dando seu jeito de chegar lá, mesmo que pegue um Uber… Ou uma forésia!
FORÉSIA - A carona da biologia
— InsetoLand 🦋 (@InsetoLand) March 6, 2020
Muitos organismos desenvolveram estratégias para conseguir vencer a limitação do seu corpo e tamanho para se dispersar pelo ambiente. Eles se agarram ou grudam a organismos maiores e normalmente voadores para percorrer longas distâncias! pic.twitter.com/GcNNPwys1B
O importante é saber que a gente nunca está sozinho. Nem mesmo no banho. Ou vai dizer que nunca reparou nesta companhia constante na parede do box?

Esses mosquitinhos costumam colocar seus seus ovos no ralo e se alimentam dos detritos que encontram no banheiro. Eles não fazem mal nenhum à saúde.
Mas se nada foi capaz de alegrar seu coração amargo até aqui, o padrão das asas desta mariposa vem com aquela plaquinha de câmera no elevador: sorria!
🙂 Encontraram uma mariposa com um 'padrão de emoji sorrindo' nas asas, aqui no Brasil. 🙂 pic.twitter.com/QtkAkUwHdu
— Elfa dos Insetos (@ElfaDosInsetos) April 1, 2022
Okay que esse "sorriso" era tão falso como uma nota de 3 reais. Primeiro de abril da Elfa, né? Mas eu achei a versão verdadeira, com a caveirinha, até mais legal. 🤘

Alto lá
Mas a vida não é fácil mesmo e é preciso saber se defender. Aqui vão alguns insetos que sabem dar seu recado: não mexe com quem ta quieto!
INSETOS QUE VÃO TE CAUSAR PROBLEMAS
— InsetoLand 🦋 (@InsetoLand) February 1, 2020
90% de todos os insetos são benéficos ao homem, portanto uma pequena parte pode atrapalhar e causar problemas a nós. Aqui listo os principais insetos problemáticos, entre eles o que podem causar a sua morte ☠️ pic.twitter.com/3cckxX8P0o
Como sabemos cada animal tem um jeito diferente de se defender, e com o Brachinus crepitans não seria diferente. Eles usam sua defesa química explosiva para se livrar de predadores, sendo composta por peróxido de hidrogênio e hidroquinona. pic.twitter.com/Th7VVGYtK1
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) February 22, 2021
Não que tamanho queira dizer tudo, mas se precisar, temos um titã bem aqui no Brasil. O maior besouro do mundo!
Vocês sabiam que o maior besouro do mundo ocorre no Brasil? É o besouro-titã (Titanus giganteus), cujas fêmeas podem atingir os 22 centímetros de comprimento! pic.twitter.com/nEKN2lmwF3
— Lorenne Almeida 🐞 (@lorenne_almeida) July 18, 2021
Mas os insetos nem sempre foram pequenos, como mostra esse fóssil de uma libélula com 70 cm. Ela viveu num período em que, em tese, havia bem mais oxigênio na Terra para alimentar esses bebezões.
Sabiam que há muitos anos atrás os insetos eram verdadeiros monstros gigantes?
— InsetoLand 🦋 (@InsetoLand) February 26, 2020
Essa daqui é a Meganeura monyi, um registro fóssil da maior libélula existente no mundo quechegava a 70cm de envergadura. Ela viveu no período conhecido como Carbonífero (359 milhões de anos atrás) pic.twitter.com/uwQz8TvocS
O que os adultos não te contaram
(ou contaram errado)
- As cigarras cantam mesmo até explodir? Não.
Quem aí já viu aquelas casquinhas de cigarra por aí? E não, elas NÃO cantam até explodir!
— César Favacho 🦗🐜🪲🦟🪳 (@CesarFavacho) January 5, 2020
Aquilo é nada mais que o antigo exoesqueleto (a "pele", por assim dizer) delas, de quando eram jovens e viviam enterradas se alimentando de seiva das árvores.
Aqui um vídeo do processo! pic.twitter.com/YBCVR4l2T9
- O que acontece se as formigas se perderem do formigueiro? Isso:
Arraial de formigas?
— InsetoLand 🦋 (@InsetoLand) June 26, 2021
Que nada, o que tá acontecendo é o espiral da morte. Isso acontece quando as formigas que guiam a trilha se perdem e começam a seguir as da frente, criando rastros químicos circulares. Elas ficam assim até morrer de exaustão pic.twitter.com/Ond7NZ5saz
Mas às vezes, há espaço para acolhimento...
Na grande maioria dos casos, não. Mas existem alguns casos de super colônias onde diversas colônias da mesma espécie são bastante tolerantes umas com as outras e não se matam se formigas de colônias diferentes se encontram. Pelo contrário, se ajudam e transitam entre si
— César Favacho 🦗🐜🪲🦟🪳 (@CesarFavacho) April 2, 2022
- Por que os bichos-paus dançam?
É um meme que viraliza desde 2018 quando foi postado aqui no Twitter e ganhou atenção mundial com montagens de funk, eletrônica, etc. Mas toda essa dança tem um motivo muito importante para esses insetos no ambiente natural: Ela ajuda eles a se camuflarem enquanto andam! pic.twitter.com/z28AnUGgKK
— Projeto Phasma (@ProjetoPhasma) January 18, 2022
- Abelhas só picam uma vez? Não.
- Existem abelhas que vivem fora de colônias? Sim.
- Toda abelha tem ferrão? Não.
- Existe mel branco? Sim.

Aleatoriamente hj, sexta feira, é 1° de abril, então vou fazer esse quizz aqui com APENAS uma alternativa certa. E explicarei hj a noite. Se atentem bem ein!
— Sobre Abelhas SEM Ferrão (@AbelhaStingless) April 1, 2022
Thiago Araújo, autor da enquete, é quem explica por que apenas a segunda está correta: mel é o néctar após sofrer ações enzimáticas no trato digestivo das abelhas e ser regurgitado. "Em outras palavras: vômito de abelhas". Assim, néctar e pólen de diferentes espécies de plantas "podem dar densidade, coloração, sabores e aromas variados" ao mel. No caso do mel branco, ele é originário de abelhas das florestas de araucárias, no Rio Grande do Sul, que consomem pólen principalmente das flores da Carne de Vaca (Clethra scabra).
Quanto à picada, é verdade que a maioria acaba morrendo após o ataque, mas as abelhas-rainha podem picar mais de uma vez porque não perdem o ferrão, assim como os marimbondos.
- Vagalumes: como brilham, por que brilham, onde estão?
(Passe as imagens abaixo para o lado para descobrir)
Twitter/X • Instagram