Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Se você não passou a se interessar pela divulgação científica a partir de conteúdos sobre animais ou planetas, eu tenho um palpite do que te atraiu para esse mundo - a física. Apesar de ser uma das disciplinas mais temidas por alguns nos tempos da escola, não dá para negar: essa ciência é fascinante demais.

Nas redes sociais, físicos e entusiastas atraem cada vez mais pessoas para este universo, cheio de questões intrigantes - e quem é o motor mais primário da ciência, se não a dúvida? Não importa o tamanho dela.

A Roberta Andrade é uma que sempre faz as perguntas que nos deixam acordados até tarde.

Por exemplo, por que a gente não poderia ir para o passado, só para o futuro, mesmo que houvesse uma máquina do tempo? Abra o fio para descobrir:

E por falar em tempo, quanto é "pouco tempo" para você?

Outro que traz para as redes alguns dos temas mais "UAU" da ciência é o Pedro Loos (que por sinal tem a parceria da Roberta no roteiro de alguns vídeos - que dupla, meus senhores!).

Já a Carleane Patrícia mostra no Física Preta seu cotidiano como cientista e sempre faz questão de dizer para as meninas pretas que sonham em desvendar os mistérios do universo: esse é o seu espaço sim. E se não é, "é porque ele é muito pequeno para você, então é hora de ir lá e expandi-lo".

@fisica.preta Acredite em você !#universidade #divulgacioncientifica ♬ Ukulele - Bensound

No YouTube, tem um pessoal como o Felipe Guisoli que se dedica a mostrar a física presente desde a literatura...

(e a gente promete que a física não vai estragar a magia do livro, e você não precisará "deixar de lado seus desenhos de jiboia")

... até um elemento tão simples do nosso cotidiano, como uma uma gota de chuva - que, segundo o Minuto da Física, nem poderia existir…

...mas afinal, existe. E a razão é explicada em outro vídeo, no Minuto da Terra:

O esporte é uma coisa que sempre traz farto material para os cientitsas exercitarem a didática.

Como uma carateca consegue quebrar várias telhas enfileiradas usando as mãos? A brabeza e a física (momento linear) explicam.

Há também alguns mágicos que revelam seus "truques". Para quem gosta de uma pegada mão na massa, o pessoal do Instituto Principia está sempre mostrando o segredo físico por trás de alguns experimentos simples. Como este da maçã e do canudo que fez o Eduardo Sato virar notícia.

@institutoprincipia Bora pra mais uma curiosidade 🤩 Você sabia disso? 😱 #institutoprincipia #curiosidadecientifica #maçã #experimento #fisica #experiencia #ciencia ♬ som original - institutoprincipia

Lá da gringa, não tem como não falar do Canal Veritassium. Respondendo, por exemplo, por que as bicicletas são (quase sempre) estáveis.

Todos os vídeos têm legendas em inglês disponíveis e alguns, em português.

O canal O Físico Turista, do Caio Gomes, traz um cardápio bem variado, inserindo entre os muitos conteúdos de física debates sobre sociedade e pseudociência.

Aqui ele explica as principais descobertas da última década na área.

Outra que bate muito nas pseudociências, mas sem deixar a boa física de lado, é a Gabriela Bailas no Física e Afins.

E claro, não dá para terminar essas indicações sem incluir o Manual do Mundo, que mostra como fazer em casa as bugigangas mais curiosas e, de quebra, ensina física para o público. Como essa bobina de tesla feita com uma raquete elétrica.

O Iberê já adverte: só faça se a raquete não for fazer muita falta aí na sua casa, pois é bem possível que ela estrague no processo.

"Já ouviu meu podcast?"

Para quem prefere só ouvir, fica essa pequena lista de programas que se dedicam a falar não só de física, mas também as relações dela com a sociedade e com outras ciências.

Qual Julia disse isso?

Julia Jaccoud e Julia Marcolan conversam sobre cálculo! Neste episódio, vão desde a origem da palavra, passam por suas experiências e falam sobre as aplicações. No quadro "O meu também é Julia", trazem 5 dicas de como se aproximar do cálculo.

Panoramas

Como funciona uma guitarra elétrica ? Eletromagnetismo, equações de Maxwell, indução de Faraday, e Rock com Gulherme Sechat.

Fisicalogia

Não é Bruce, mas é o Wayne, do Canal Mecatratralha, quem conversa neste episódio com o Cadu sobre Engenharia Mecatrônica, processos de automação e outras coisas relacionadas a esse mundo.

Sinapse

Neste programa, Pedro Loos e Greg veem os seus cérebros derreterem enquanto discutem o que existia antes do Big Bang.

Papo Astral com Marcelo Gleiser

Tudo isso aí do título e mais um pouco, numa seção de perguntas ao Marcelo Gleiser.

Fisicast

Nesta edição, Débora e Rodrigo recebem a matemática e bióloga Flavia Marquitti para falar sobre sistemas complexos. Essa área multidisciplinar tem recebido muita atenção e foi o tema do Nobel de Física de 2021.

Twitter/XYouTubeInstagram
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.