Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Imagine você ser surpreendido por um som que parece ser o choro de um bebezinho e descobrir que o dono desse choro é, na verdade, uma ave.

Echo, um pássaro-lira da espécie Menura novaehollandiae, impressionou as redes sociais justamente por isso: sua imitação idêntica ao choro de um bebê.

Em entrevista para o The Guardian, traduzida na reportagem do Gizmodo, Leanne Golebiowski, supervisora ​​de pássaros do zoológico Taronga, em Sidney, na Austrália, disse que é possível que Echo tenha escutado o choro durante alguma visita ao zoológico:

“Há dois outros sons que ele faz no momento: um é o som de uma furadeira, que é assustadoramente preciso e o segundo é o nosso alarme de incêndio. Ele ainda diz o anúncio ‘evacue agora’ de forma bem clara.”

O canto do Echo viralizou entre os twitteiros e Pamela Monteiro, divulgadora científica de rapinantes e canídeos, fez uma thread trazendo vários outros exemplos de aves "imitadoras profissionais":

Sons parecidos, mecanismos diferentes

Segundo Pamela, aves como papagaios apresentam uma estrutura chamada siringe, a qual se localiza na base da traqueia com o encontro dos pulmões, podendo utilizar as correntes dos pulmões direito e esquerdo de forma diferente para a produção desses sons.

Imagem de Mundo Geo, acesso em 18/07/22 - https://www.mundo-geo.es/conocimiento/cuando-comenzaron-animales-hacer-ruido_249378_102.html

Graças a essa organização anatômica da siringe, e diferentemente de nós, as aves podem cantar por minutos enquanto respiram. Já os humanos falam ou cantam apenas enquanto o ar é expirado, pois na inspiração, as pregas (ou "cordas") vocais se fecham.

Inclusive, fique aqui com essa versão do tema musical de Harry Potter interpretado por uma dessas fofuras aladas.

@farijuana_

I love how he even mimics the breath I take in the middle of whistling😅 #fypシ #europeanstarling #talkingbird #harrypotter #InstaxChallenge #OscarsAtHome #BridgertonScandal #HaloSilverTeam

♬ original sound - farijuana

Sons que significam muito

Segundo Pamela, há diferentes razões pelas quais as aves podem emitir sons, as quais podem variar desde a interação com fins de acasalamento, até para fins de defesa de seu território.

E olhe que interessante: ao estudar pássaros na Costa do Marfim, pesquisadores acidentalmente descobriram que pássaros boubou (Laniarius aethiopicus) realizam um dueto musical com seu parceiro ao derrotar invasores em seu território, como mostra a Revista FAPESP.

A descoberta acidental foi feita em 2004, noticiada na New Scientist, e acabou sendo continuada numa pesquisa muito interessante.

Imagem de ABC Environment & Nature, acesso em: 18/07/22 - https://www.abc.net.au/science/news/enviro/EnviroRepublish_1043844.htm 

Os pesquisadores escolheram 18 pares diferentes de pássaros e tocaram gravações de quatro cantos frequentemente cantados em disputas por território, para simular invasores do território boubou.

No momento em que a gravação parava de tocar o som para simular a presença das aves invasoras, alguns dos pares de boubou começava a entonar sons diferentes e específicos para a ocasião.

Apesar de não podermos afirmar com certeza que o fenômeno se explica por essas razões, estamos diante de um comportamento interessante, mostrando a complexidade e beleza desses animais.

E não esqueça de dar seu alô para esse corvo simpático, no final da leitura!

Twitter/XTikTok
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.