Mais um fóssil roubado…

Bom dia! Aqui é a Chloé Pinheiro. Você piscou, e mais um caso de gringo roubando fóssil brasileiro veio à tona. Mas tem também boas notícias, inclusive a de que chegou uma época ótima do ano para os fãs de ciência, o Pint of Science!

Bom dia! Aqui é a Chloé Pinheiro. Você piscou, e mais um caso de gringo roubando fóssil brasileiro veio à tona. Mas tem também boas notícias, inclusive a de que chegou uma época ótima do ano para os fãs de ciência, o Pint of Science! Não conhece? O diretor da iniciativa, Luiz Gustavo de Almeida, conta tudo na nossa nota do convidado. Este é o Polígono desta terça, 16/05/2023.


Devolvam o Irritator
Saiu um artigo simulando como seria a mandíbula do Irritator challengeri (simplesmente o melhor nome de animal), um dinossauro brasileiro. O problema é que ele foi feito por pesquisadores gringos que parecem ter tido acesso irregular aos fósseis. O paleontólogo Juan Cisneros e Aline Ghilardi estão fazendo bons conteúdos sobre o tema.

Ah, mas por que não vende?
Teve gente sugerindo que uma maneira de resolver o problema seria vender os fósseis então. Ora, eles têm euros e dólares! O pessoal do site Arqueologia e pré-história explicou porque essa é uma má ideia.

Gol do Brasil
Enquanto a gente tem que batalhar pelo óbvio, os pesquisadores brasileiros estão fazendo bonito com nossos próprios fósseis (aprendam, gringos!). O pessoal do Araripe, região do Ceará rica em fósseis — alvo de retiradas ilegais desde o século passado —, descreveu um novo pterossauro, espécie altamente explorada pelo comércio irregular.

Ele está voltando
Falando nisso, saiu uma baita matéria da minha amiga pessoal Meghie Rodrigues sobre o retorno do Ubirajara, único fóssil de seu tipo no mundo, também roubado do Araripe. Parece que agora ele vem mesmo, em junho. Pena que não é para ficar no Ceará, mas para o reconstruído Museu Nacional, que fica no Rio de Janeiro.

De novo, Tyson?
O Neil deGrasse Tyson anda falando umas coisas que batem mal por aí, tipo elogiar o Elon Musk e defender a colonização do espaço. Agora, ele fez um vídeo destacando a hostilidade da natureza para celebrar o Dia da Terra (?) e foi bem criticado por uma visão antropocentrista que desestimula a conservação ambiental.

Jovem ainda
O Felipe Neto hitou com um tweet onde afirma que vamos PARAR DE ENVELHECER!!! Desse jeito mesmo. Mas quem entende o básico de biologia e genética estranhou a promessa como um “provável hype”. Além de pesquisas como essa estarem muito, muito no início, há o risco de que mexer no DNA possa levar à formação de tumores.

Você viu?

  • Sexo por prazer, oral e futebol: a vida 'quase humana' dos golfinhos. Matéria com um título tão maravilhoso que dispensa explicações.
  • A biblioteca de fotos em alta resolução tiradas pelo telescópio James Webb (obrigada, pessoa que postou isso e cuja @ eu esqueci).
  • Um DNA humano recuperado de um pingente de 20 mil anos de idade!
  • É melhor sentar no banheiro, mesmo que seja público…
  • … E baixar a tampa sempre na hora de dar descarga, mesmo que seja em casa.

Nota do convidado

Pint of Science - Um Brinde à Ciência!
Por Luiz Gustavo de Almeida, doutor em microbiologia e diretor nacional do Pint of Science

O Pint of Science é um evento de divulgação científica que traz pesquisadores para bares, pubs e restaurantes, para conversarem de maneira descontraída com o público.

O evento começou em 2012, na Inglaterra, com os neurocientistas Dra. Praveen Paul e Dr. Michael Motskin. A ideia inicial era levar pessoas afetadas por doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, para seus laboratórios dedicados ao estudo dessas condições.

Foi inspirador tanto para visitantes quanto para pesquisadores. Eles pensaram que, se as pessoas queriam ir ao “habitat” dos cientistas, por que não trazer os cientistas até as pessoas? Em maio de 2013, realizou-se o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades no Reino Unido.

Desde então, o evento cresceu em tamanho e popularidade, e hoje acontece em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

Em 2023 o festival se dará entre os dias 22 e 24 de maio. Serão 123 cidades participantes em todo o país, sediando mais de 300 eventos, com a expectativa da presença de 600 cientistas. O público esperado supera 20.000 pessoas.

Cada edição apresenta uma série de apresentações sobre temas variados, que vão desde a biologia até a física, passando pela química, matemática, psicologia e ciências sociais.

A curadoria é feita pela equipe de voluntários do Pint of Science Brasil, composta por mais de 400 cientistas. O Pint of Science é uma oportunidade única de tornar a ciência e a pesquisa mais acessíveis e compreensíveis. Participe! A programação de todas as cidades participantes está disponível em nosso site.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!