Raio-X é uma editoria de análise crítica

Por que a ideia do governo de bloquear IPs que propagam conteúdo violento é ruim

Entre as muitas medidas adotadas pelo Ministério da Justiça para tentar conter a escalada de conteúdos com apologia e incentivo a ataques em escolas brasileiras, figura uma medida que vai dar muito trabalho: bloquear IPs de usuários.
💡
Raio-x é uma editoria de análise crítica do Núcleo e contém opiniões

Entre as muitas medidas adotadas pelo Ministério da Justiça para tentar conter a escalada de conteúdos com apologia e incentivo a ataques em escolas brasileiras, figura uma medida que vai dar muito trabalho com pouco resultado: bloquear IPs de usuários.

Um dos incisos da nova portaria, publicada nesta quinta-feira (13.abr.2023) diz que a Secretaria Nacional de Segurança Pública deverá orientar redes sociais a não permitir a criação de novos perfis a partir de endereços de IPs nos quais já foram detectadas "atividades ilegais, danosas e perigosas".

Parece uma diretiva razoável – afinal, aparentemente tem o poder de impedir que apoiadores de crimes publiquem conteúdo de incentivo à violência.

Mas essa medida ignora certas dinâmicas básicas da internet, e o efeito disso é pouca eficácia e muito trabalho.

Números de IPs (protocolos de internet) são basicamente endereços de computadores em formatos numéricos. Eles servem para que máquinas e servidores conversem uns com os outros, não para identificar pessoas.

A Anatel tem tentado bloquear aparelhos de gatonet a partir de endereços de IPs, com algum sucesso, ao atacar os IPs de fornecedores e não dos consumidores. Mas a própria agência admite que é "impossível" acabar com conexões ilegais por essa via.

São inúmeras formas possíveis de dar a volta na identificação de seus números de IPs – sem precisar ser muito técnico. Qualquer pesquisa no Google retorna alternativas como:

  • Utilização de navegadores de internet que podem mascarar IPs, como TOR ou Brave;
  • Utilização de VPNs (redes virtuais privadas), que são muitas vezes gratuitos ou bem baratos;
  • A simples troca de um aparelho por outro;
  • Utilização de computadores de escolas ou bibliotecas;
  • Utilização de dispositivos de terceiros (tipo amigos e familiares);
  • Em muitos casos, o simples ato de desligar e ligar o roteador de internet atribui um novo endereço IP para a conexão, já que os provedores fornecem IPs dinâmicos em conexões residenciais.

Não é possível esconder um endereço de IP da operadora de telefonia, afinal é ela quem fornece a conexão. Mas é possível esconder dessas empresas o conteúdo e o destino de uma conexão por meio de VPNs, assim a companhia não saberá os sites por onde a pessoa passou nem os dados enviados – inclusive porque redes sociais têm protocolos criptografados.

Além disso, a portaria é destinada a plataformas de redes sociais, não a operadoras de telefonia, que sequer são citadas no texto.

Como o governo quer conter conteúdos violentos nas redes
Ministério da Justiça criou uma série de medidas para tentar prevenir a disseminação de posts violentos
Por Sérgio Spagnuolo e Lucas Lago
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!