Mais de 130 entidades denunciam omissão das redes sociais

Demora em retirar conteúdos desinformativos do ar e punir usuários estão entre as reclamações #NúcleoNasEleições

Ao longo da campanha eleitoral, entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, organizações jornalísticas, sociedade civil, e associações de pesquisadores têm reiteradamente criticado a omissão das plataformas de redes sociais e aplicativos de mensagem no combate à desinformação.

O Núcleo contou mais de 130 signatárias, em diferentes manifestos e cartas conjuntas, que pedem mais transparência e celeridade nas ações.

Além das organizações, o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já criticou a inação das plataformas para remover conteúdos desinformativos e punir usuários que violam os termos de uso e as leis eleitorais.

Em uníssono, as entidades chamam a atenção para a responsabilidade das plataformas em contribuir com a integridade do processo eleitoral. Como o Núcleo tem mostrado, o Google e redes como YouTube e TikTok têm sido usados para distribuir conteúdo desinformativo.

Para além disso, a falta de punição a posts que contestam a lisura das eleições fez com que este tipo de conteúdo circulasse livremente, consolidando a narrativa de fraude eleitoral entre a extrema-direita.

A maior parte das plataformas também não tem qualquer plano de contingência para lidar com a articulação de ataques que envolvam violência física.

Diante deste cenário, o TSE agiu por meio de uma resolução que dá amplos poderes aos magistrados para, inclusive, determinar o bloqueio temporário de acesso às plataformas.

As organizações da sociedade civil cobram respostas rápidas às solicitações da Justiça e ações contundentes diante da violação de políticas das plataformas.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca