China manda Apple remover WhatsApp e Threads da loja do país

Empresa norte-americana confirmou as remoções. Signal e Telegram também desapareceram da App Store

Em um comunicado à Reuters, a Apple declarou nesta sexta-feira (19.abr) ter sido obrigada a retirar o WhatsApp e o Threads da sua loja de aplicativos na China. Signal e Telegram também desapareceram da App Store chinesa, apesar de não serem citados na nota.

“Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos”, disse um porta-voz no texto.

💡
Esses aplicativos ainda podem ser acessados no país por meio de redes privadas virtuais, ou VPNs, que burlam o Grande Firewall da China.
Brasileiros fizeram o mesmo com o Telegram, após o app ser bloqueado no país por não responder à justiça brasileira.

META. O comunicado da Apple diz que a Administração do Ciberespaço da China, órgão regulador da internet chinesa, ordenou a remoção do Threads e do WhatsApp por questões de segurança nacional.

Segundo o WSJ, que diz ter conversado com uma pessoa familiarizada do assunto, os apps contém “menções problemáticas ao presidente chinês”.

Outros aplicativos da Meta, incluindo Facebook, Instagram e Messenger, continuam disponíveis para download na App Store chinesa.

SUMIU. Embora a empresa não tenha confirmado as remoções do Signal e Telegram no seu comunicado original, o site AppleCensorship, que monitora as remoções da App Store, registra o sumiço de ambos da loja de aplicativos na China.

Segundo Meredith Whittaker, presidente do Signal, mensagens e registros do Signal já estavam bloqueados na China. A novidade é que agora o app não pode mais ser baixado no país.

Em 2017, a Apple foi criticada por remover dezenas de aplicativos que permitiam aos usuários chineses da internet contornar o Grande Firewall, como VPNs.

EUA. A remoção acontece antes de uma votação legislativa nos Estados Unidos sobre um projeto de lei que forçaria a empresa chinesa ByteDance a vender o TikTok ou enfrentá-lo ser banido do mercado americano.

Via Reuters, Wall Street Journal e TechCrunch (todos em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!