Jogo do Bicho leva apostas para Face, Zap e YouTube

Contravenção tenta surfar na onda de sites de aposta e começam a aparecer forte nas redes sociais e resultados de busca
Jogo do Bicho leva apostas para Face, Zap e YouTube
Arte: Rodolfo Almeida
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Verdadeiro patrimônio imaterial e ilegal brasileiro, o jogo do bicho invadiu as redes sociais. O Núcleo encontrou um verdadeiro ecossistema online desse jogo: de diversos grupos no WhatsApp até lives no YouTube com os resultado do dia, além de dicas sobre como configurar a maquininha do cartão para rodar o software do jogo.

Os grupos no Zap podem ser facilmente encontrados em qualquer buscador, que estão apinhados de links. Esses espaços podem ter até centenas de participantes, de todas as regiões do país.

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O jogo do bicho opera por meio do sorteio de cinco pares de dezenas, que variam de 00 a 99, com 25 animais diferentes. Se as dezenas escolhidas coincidirem com o resultado do sorteio, o jogador ganha o prêmio.

A primeira página do Google, por exemplo, exibe várias páginas para a busca "jogo do bicho whatsapp", com links para grupos, números de celular e sites que agregam diferentes comunidades.


É importante porque...

O jogo do bicho ajuda a financiar outros tipos de crimes e criminosos, como as milícias no Rio de Janeiro;

O jogo do bicho é classificado como contravenção penal, conforme estabelecido no artigo 58 do Decreto Lei n.º 3688 de 1941, sujeito a prisão de quatro meses a um ano, além de multa;

Regulamentação ainda está em discussão no Senado via PL 2234/22, mas é incerto se o jogo do bicho irá entrar no escopo do projeto.


O Jornal Campo Grande News, do Mato Grosso do Sul, já denunciou em jan.23 que bicheiros estão fazendo essa expansão dos negócios para aplicativos de conversa.

Nesses grupos os cambistas das bancas também se promovem, permitindo que as pessoas façam apostas online via PIX. Eles anunciam até mesmo oportunidades de emprego no setor e pedem que os interessados entrem em contato pelo privado.

Propagandas de outros sites de apostas se misturam nessas comunidades. O Núcleo e outros veículos já relataram o aumento dessas propagandas de jogos de azar no Brasil, especialmente após a popularização das apostas esportivas, que ainda enfrentam um vácuo regulatório no país.

Por que existe esse vácuo regulatório desde 2018?

Em 2018, o governo liderado por Michel Temer legalizou jogos de azar de quota fixa, como as apostas esportivas, por meio da Lei 13.756. Isso permitiu que casas de apostas promovessem suas atividades, com diretrizes estabelecidas para práticas de responsabilidade social corporativa relacionadas à exploração de loterias.

No entanto, essa mesma legislação exigiu que o Governo Federal regulamentasse a atividade em um prazo de até quatro anos. Até o momento, essa regulamentação não ocorreu devido a divergências políticas, com a bancada evangélica se opondo ao avanço dos jogos de azar.

Como resultado, devido à ausência de regras claras estabelecidas, muitos sites de apostas optaram por operar fora do Brasil, com destaque para locais como Curaçao (uma ilha holandesa no Caribe) e Grécia.

Enquanto operam no exterior, essas empresas fazem investimentos substanciais em parcerias com figuras influentes no mundo do futebol, como Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, e Ronaldo, ex-atacante da seleção e empresário. Eles utilizam essas parcerias para fins de publicidade, com ênfase nas redes sociais, especialmente no Instagram.

Considerando que o jogo é ilegal, possivelmente essa indexação nos buscadores deveria ser suprimida. Como já destacado pelo Núcleo em casos anteriores, mecanismos de buscas indexam links ilegais automaticamente, soterrados na montanha de sites que catalogam constantemente.

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Saiba que indexar conteúdo em mecanismos de busca é basicamente organizar informações online. Esses mecanismos coletam dados de sites, criando um índice. Ao pesquisar com palavras-chave, o mecanismo usa esse índice para mostrar páginas relevantes nos resultados.
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ANUNCIANTES E LOJAS

O jogo do bicho está tão modernizado que a reportagem encontrou perfis comerciais e comunidades diretamente no buscador do WhatsApp, identificando dezenas de resultados em todo o Brasil.

O Núcleo também observou centenas de anúncios ativos no marketplace do Facebook, juntamente com dezenas de grupos de 'palpites' nos quais a comunicação diária entre milhares de apostadores e a contravenção é constante.

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A modernização do jogo do bicho

Sabe-se pouco sobre as operações internas da contravenção, a menos que sejam reveladas por investigações policiais e pela imprensa especializada. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o jogo do bicho está presente em todo o país.

Em uma matéria recente, o jornal Correio do Estado, do Mato Grosso do Sul, mencionou que a contravenção estava se modernizando e estabelecendo uma presença online.

Anos atrás, uma reportagem de 2018 forneceu mais detalhes sobre essa adaptação do jogo. De acordo com um cambista entrevistado, a ordem de usar aplicativos para o jogo veio do comando que organizava o jogo do bicho no Mato Grosso do Sul.

Luiz Antônio Simas, professor e escritor especializado na cultura popular do Rio de Janeiro, observa que o jogo do bicho está em uma situação peculiar. Mesmo ao se modernizar tecnologicamente, não atraiu um público mais jovem.

“De uma forma muito curiosa, o jogo do bicho está se atualizando tecnologicamente, mas os jogadores mais velhos continuam sendo os principais participantes”, disse ele.

LIVE DO BICHO

Até no YouTube, plataforma de vídeos do Google, existe um vasto universo de conteúdo relacionado ao jogo do bicho. É possível encontrar vídeos nos quais os usuários explicam detalhadamente como utilizar e substituir o software original das máquinas de cartão por aplicativos específicos de controle de apostas.

Mas de longe os vídeos que mais se disseminam são as lives dos resultados do jogo do bicho. Às 15h do dia 20.out, o Núcleo pesquisou sobre o jogo do bicho no Youtube e achou 10 transmissões ao vivo.

RESPOSTAS DAS EMPRESAS

O Núcleo elaborou três perguntas específicas à assessoria da Meta, a empresa proprietária do WhatsApp. Em resposta ao pedido de comentário, a empresa disse que não comentaria sobre o assunto.

Quanto ao YouTube, a reportagem questionou se os tutoriais de jogo do bicho não estariam ferindo as diretrizes da plataforma.

A assessoria da empresa afirmou que estava analisando os vídeos enviados como amostra, mas destacou que o YouTube “possui políticas sobre a venda de produtos ou serviços ilegais e regulamentados, incluindo jogos de azar, que são aplicadas conforme descritas em nossa central de ajuda”.

Também perguntamos se a assessoria possuía números relativos à moderação de vídeos relacionados a jogos de azar no período entre 2022 e 2023. A assessoria respondeu que não dispunha desse levantamento específico, mas informou que, somente no último trimestre, a empresa removeu cerca de 949 mil vídeos relacionados a spam, conteúdo enganoso e golpes em escala global.

Perguntas & Respostas — YouTube

1 - Esse tipo de conteúdo (como o anúncio de resultados) está dentro dos parâmetros do YouTube? Pergunto isso porque não percebi nada nas políticas da plataforma com relação a isso, já que eles não estão “promovendo” o jogo, mas sim relatando os resultados.

O conteúdo enviado pela reportagem está em análise. Destacamos que o YouTube possui políticas sobre a venda de produtos ou serviços ilegais e regulamentados, incluindo jogos de azar, que são aplicadas conforme descritas em nossa central de ajuda.

2 - Vocês têm números referentes a quantos vídeos relacionados a jogos de azar não revisados pelo Google ou Youtube foram derrubados do ano passado para hoje?

Não temos esse levantamento específico. O YouTube disponibiliza informações sobre remoções em seu Relatório de Transparência, atualizado trimestralmente, e que traz recortes sobre o motivo dessas remoções. De acordo com esses dados, apenas no último trimestre, removemos globalmente 7,3 milhões de vídeos da plataforma, sendo que 13% desses vídeos violavam políticas relacionadas a spam, conteúdo enganoso e golpes. No Brasil, no mesmo período foram 383.453 remoções por violações gerais das diretrizes da comunidade. 

O que perguntamos a Meta?

Questionamos como a empresa modera os anúncios e grupos mencionados, especialmente dada a quantidade significativa de anúncios e grupos relacionados a apostas, incluindo o jogo do bicho, além da política proativa da plataforma em relação a essa questão.

Além disso, questionamos se, de acordo com a política da Meta, os anunciantes precisam solicitar permissão por escrito às tecnologias da Meta por meio de um formulário. E se houve algum registro de bancas do jogo do bicho fazendo essa solicitação em algum momento.

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Reportagem Leonardo Coelho e Sofia Schurig
Arte Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico

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