Publique em seu próprio site, distribua em todos os lugares

Saiba mais sobre a ideia encabeçada pelo movimento indie web, que defende uma web aberta e livre de áreas muradas

No raio-x publicado na quinta-feira (20.abr), a respeito da ameaça do Substack ao ecossistema de newsletters, citei a abordagem Ernie Smith, do Tedium, de criar uma versão “light” da sua newsletter no serviço como “medida defensiva”.

A internet ainda consegue operar maravilhas: qual não foi a minha surpresa ao descobrir que Ernie leu minha coluna (a versão em inglês) e gerou uma boa conversa no Mastodon?

Nessa conversa, Ernie lembrou um conceito importante nesse contexto de plataformas: POSSE, sigla em inglês para “publique em seu próprio site, distribua em todos os lugares”. É uma ideia encabeçada pelo movimento indie web, que defende uma web aberta e livre de áreas muradas como a que o Substack está tentando criar. Vem de lá a definição de POSSE:

“A prática de publicar conteúdo em seu próprio site primeiro, e então publicar cópias ou compartilhar links em sites terceiros (como nos silos das redes sociais) com links para o post original, dando aos leitores um caminho para interagir diretamente com o seu conteúdo.”

É uma estratégia básica (acho que todos que publicam em sites fazem uso), mas que pode ser aperfeiçoada a níveis complexos, como o que Ernie está fazendo com a Lesser Tedium, sua newsletter “light” feita para o Substack, ou com o uso de automações, usando serviços como IFTTT, n8n ou Zapier.

Ainda não estou certo de que a estratégia POSSE não possa ser negativa. Afinal, somos nós que alimentamos plataformas como o Substack e, seja conteúdo original ou reciclado, tudo soma.

Na dúvida, porém, talvez não seja má ideia fincar sua bandeira nesses locais que podem se tornar muito grandes — mesmo que isso seja algo indesejável.


Instagram

Rolou uma reformulação da experiência de editar Reels no Instagram. [Instagram para Criadores]

Mastodon/Fediverso

O fediverso, “rede de redes” onde se situa o Mastodon, bateu a marca de 1 bilhão de posts. [Núcleo]

Meta

A Meta abriu o Horizon Worlds, seu metaverso, a adolescentes de 13 a 17 anos. Por ora, apenas no Canadá e Estados Unidos. [Meta]

Microsoft

A Microsoft removeu o Twitter da sua plataforma de gerenciamento de anúncios. [Núcleo]

Reddit

O Reddit anunciou que cobrará pelo acesso à sua API. O alvo são as IAs generativas, mas aplicativos muito populares também terão que pagar. [Núcleo]

Snap

A My AI, chatbot de IA do Snapchat, agora está disponível a todos os usuários (até então, era só para pagantes). A empresa também divulgou alguns números da operação. [Núcleo]

TikTok

O TikTok lançou uma nova política contra desinformação da mudança climática. A rede vai remover conteúdo que desacredita consensos científicos acerca do tema. [Núcleo]

Twitter

O Twitter vai mostrar quais posts tiveram o alcance/visibilidade reduzidos. [Núcleo]

O Twitter não proíbe mais discurso de ódio contra pessoas trans em sua plataforma. [Núcleo]

A segmentação de anúncios por palavras-chaves voltou a ser oferecida no Twitter. [SocialMediaToday]

YouTube

Novidades em Shorts: no iOS, agora é possível selecionar a imagem de exibição (“thumb”); no Android, comentar com um vídeo curto. [@creatorinsider/YouTube]

O YouTube anunciou uma série de novas regras de conteúdo que tratam de transtornos alimentares. Entram em vigor “nas próximas semanas”. [Blog do YouTube]

Dicas do YouTube para criar e enviar vídeos para serem vistos na TV. [@CreatorInsider/YouTube]

Outras

O imgur, serviço de hospedagem de imagens, vai remover e proibir envios de imagens explícitas de teor sexual a partir de 15 de maio. [TechCrunch]

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