Violência sem moderação

Mesmo com novas medidas e o Twitter derrubando algumas contas com apologia a ataques em escolas, descobrimos que usuários conseguem evitar detecção.

Mesmo com novas medidas administrativas e o Twitter derrubando algumas contas com apologia e incentivo a ataques em escolas, descobrimos que alguns desses usuários conseguem evitar detecção ou voltar à plataforma logo depois de serem expulsos. Dos cerca de 160 perfis do grupo no Twitter acompanhados pelo Núcleo desde dez.22, poucos foram derrubados.

Acertar onde dói
Em meio às tentativas para prevenir a disseminação de posts violentos em redes sociais, o Governo fez referência a conceitos que sequer existem na legislação ou no marco jurídico brasileiros. Nossa estagiária Sofia Schurig e nosso editor Sérgio Spagnuolo disseram que mesmo que o Governo suba o tom contra as redes, ele ainda não acerta onde dói: nas contas bancárias.

Caos e pânico
O Brasil todo está assustado com a nova onda de ataques às escolas, mas em meio a ameaças reais, o pânico tem sido constantemente inflado pelas redes sociais, especialmente nos apps de mensagem como WhatsApp, sob a qual é mais fácil e rápido espalhar uma informação do que verificá-la ou tirar sentido dela.

Só para pagantes
Usuários premium do YouTube, que custa a bagatela de R$ 20,90, por mês, agora podem baixar automaticamente vídeos recomendados para consumo offline.

Meu nome legal?
O Meta agora exigirá que usuários do Meta Verified usem seus nomes legais no perfil. O assinantes precisará enviar um documento oficial válido e informar seu nome completo.

Tudo dentro!
Eu nem sabia que as pessoas realmente usavam o serviço de pagamento pelo WhastApp, mas agora até as empresas vão poder fazer isso. Quem vende e compra pelo zap agora não vai precisar sair dele nem mesmo para fazer o pagamento. É só vincular o WhatsApp Business a um dos parceiros de pagamentos compatíveis e criar um pedido dentro do app.

Combate a incitação de crimes
Plataformas e redes sociais foram notificadas pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) para adotarem medidas de combate à violência e incitação a crimes no ambiente escolar. Nas medidas está o estabelecimento de canais de atendimento para pedidos e determinações policiais ou judiciais, além da moderação ativa de conteúdos de apologia à violência ou ameaça contra escolas.

MPF e a moderação do Twitter
O Twitter foi acionado pelo Ministério Público Federal, ele terá que apresentar, em até 10 dias, uma série de informações sobre as medidas de moderação adotadas a respeito de conteúdos com exaltação a ataques e massacres em escolas brasileiras.

Perdi no Minecraft
Parece roteiro de um péssimo filme, mas documentos secretos dos EUA vazaram e foram parar, sabe onde? Sério, não dá pra acreditar, mas num servidor dedicado ao jogo Minecraft no Discord. O departamento de defesa do país só se tocou quando foram publicadas versões editadas destes documentos no Telegram por uma conta de propaganda russa.

Viciado em demitir
Elon Musk só pode ser viciado em demissão, só isso explica ele ter mandado pra fora 80% dos funcionários da rede social. Diz ele que quando assumiu a empresa tinha "pouco menos de 8.000 funcionários", e que agora possui cerca de 1.500.

Suspensas ou banidas
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, declarou que, se as plataformas não implementarem medidas para combater discursos que defendem ataques terroristas em escolas, elas serão suspensas ou até mesmo banidas.

GARIMPO NO SITE

  • Falha do Twitter expõe tweets que são só para amigos próximos.
  • Dois casos de racismo no Carrefour repercutem nas redes.
  • Redes estão cheias de relatos de perrengues com pacotes baratos da Hurb.
  • Taxação de brusinha gera brigaiada nas redes.
  • Haddad é esculhambado por fazer pouco caso da Shein.

BATE-PONTO

  • Governo quer ação de redes sociais contra apologia a massacres escolares.
  • Deputado bolsonarista questiona post do Ministério da Saúde com Janja no Instagram.
  • Campanha “Twitter apoia massacres” viraliza no próprio Twitter.
  • Após guerrinha, Substack lança seu próprio clone do Twitter.
  • Linkedin expande opções de verificação — gratuitas e para todos.
  • WhatsApp anuncia proteção contra “roubo” de conta no app.
  • Como o governo quer conter conteúdos violentos nas redes.
  • Artifact ganha comentários em modelo parecido com Reddit.
  • Por que a ideia do governo de bloquear IPs que propagam conteúdo violento é ruim.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!