Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Se você achava que negacionismo pandêmico e movimento antivacina tinham ficado pra trás, tu se enganou e foi muito. Nossa colaboradora Chloé Pinheiro descobriu que canais de médicos continuam fervilhando no Telegram e o Grupo Médicos Pela Vida bomba em audiência, com cerca de 160 milhões de visualizações na plataforma.

Suspensão de rede
Lembra daquela rede social que estava servindo para compartilhar posts contendo apologia à violência em escolas, que o Núcleo denunciou? Pois bem, nesta semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deflagrou uma operação para suspendê-la. A operação culminou na abertura de uma investigação sigilosa para apurar os crimes cometidos dentro dela.

Acabou pro Linktree?
Mark Zuckerberg botou pra quebrar e agora o Instagram permite colocar até cinco links no perfil. Isso pode atingir diversas empresas que foram criadas para serem repositório de links na rede.

Vem de consulta pública
Contendo mais de 40 questões que focam em ‘como e quem regular’ as plataformas digitais, a consulta pública lançada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.Br) tem uma ênfase a riscos – concorrenciais, à soberania digital, a questões trabalhistas e à democracia e aos direitos humanos.

PL das fake news
Ficou combinado que na quarta rolaria a votação na Câmara dos Deputados do regime de urgência do projeto de lei 2630, conhecido como PL da Fake News, inclusive a PL tem uma taxa de reprovação de 94% em uma enquete contínua no site da Câmara dos Deputados, iniciada há cerca de três anos. E mesmo que as empresas de tecnologia tenham se posicionado de maneira contrária ao projeto, a Câmara aprovou a urgência.

  • Veja aqui um geralzão sobre o PL que vai para votação

Chapa quente
A União Europeia está pegando pesado com as plataformas, e colocou 19 delas sob fiscalização rigorosa. Nessa lista tem até Amazon, Google e Meta. Isso significa que essas empresas serão submetidas a requisitos adicionais para avaliar e mitigar os riscos sistêmicos associados ao uso de algoritmos e inteligência artificial.

Tá prestando não
O Telegram entrou na mira da Justiça federal novamente. O motivo foi a empresa ter cumprido "apenas parcialmente" uma ordem judicial para que fornecesse às autoridades dados sobre dois grupos declaradamente nazistas. Por isso foi determinada a sua suspensão temporária, mas com VPN funciona. Eles estão tentando reverter essa situação.

Na linha
Desde que Elon Musk assumiu controle, o Twitter não deixou de cumprir com nenhum pedido de autoridades. Se liga só, desde que o ricaço assumiu, a empresa recebeu 971 solicitações de governos, e atendeu inteiramente a 808 dos pedidos e parcialmente em 154 casos.

História bizarra
Vê se pode, uma associação que reúne Meta, Google e TikTok espalhou fake news sobre censura à religião, afirmando que o texto do PL das fake news proibiria publicações de versículos bíblicos nas redes sociais. Ai o do PL, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), prometeu alterar o texto do projeto para garantir que ele não censurará religiões.

Sai pra lá, verificado
Nosso editor Sérgio Spagnuolo mandou a braba e disse pra você bloquear quem tem selo azul no Twitter. O motivo? essa galera tem superioridade algorítmica, e vão ficar aparecendo pra vocês mesmo se vocês não quiserem segui-los.

BATE-PONTO

  • WhatsApp permite “salvar” mensagens em conversas temporárias.
  • BeReal testa permitir até 3 posts por dia e integração com Apple Music e Spotify.
  • OpenAI anuncia controle de privacidade para ChatGPT e novo modelo de assinatura.
  • Alemanha avalia se OpenAI está seguindo leis de proteção de dados.
  • Novas imagens da futura rede da Meta que concorrerá com o Twitter.
  • 3 bilhões de pessoas usam os aplicativos da Meta todo dia.
  • Entidades da sociedade civil e academia defendem órgão autônomo em regulação de redes sociais.
  • A foto de cisticercose que parou o Twitter.

GARIMPO NO SITE

  • Ceo da Hurb surta e ameaça cliente insatisfeito.
  • Chico se livra de Bolsonaro, mas não escapa de Renan Calheiros.
  • Elon Musk revela sem querer sua conta secreta bizarra.
  • O estranho caso da criptomoeda da Nazaré Amarga.
  • Redes zombam da desculpa de Bolsonaro para vídeo golpista.
  • Senador tenta bombar com bonequinho de feto e lava traulitada.
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.